ACONTECE NA CÂMARA

Na sessão ordinária realizada na última quinta-feira (22), foram aprovados os requerimentos: solicitando a realização de uma audiência pública com o objetivo de debater a importância e encaminhamento do Projeto “Minha Rua tem Nome”, de autoria do vereador Thor de Ninha e a realização de uma audiência pública para discutir questões referentes ao Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, de autoria do vereador José Cleto. De autoria do vereador Caio Ramos, foi aprovada uma moção de louvor e aplausos em homenagem aos idealizadores do Baba Amigos de Rocha e Amigos de Caldeira.

Entre os projetos constantes na pauta, foram lidos e aprovados em 1ª discussão (ainda será realizada a segunda e última discussão): que considera de utilidade pública o lar de idosos Nossa Senhora do Carmo, com sede e foro em Alagoinhas, de autoria do vereador Pastor Lins, subscrito pelo vereador Luciano Sérgio, que dispõe sobre a execução do Hino Nacional e do Hino Municipal nas escolas da rede pública e privada, de autoria do vereador João Henrique. De autoria do Poder Executivo, também em 1ª discussão foram aprovados: projeto de lei complementar que concede aumento salarial aos professores e coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, e mais dois projetos: que altera a lei complementar nº 122/2017, e que altera as leis complementares nº 122/2017 e 125/2017.

Na oportunidade, foi lido o projeto de lei que denomina artéria urbana da cidade de Praça José Alfredo Menezes e dá outras providências, de autoria da Mesa Diretora.

Os vereadores José Cleto e Luciano Sérgio apresentaram indicações para que sejam encaminhadas ao Exmo. Prefeito do município. O primeiro solicitou a implantação de 01 (uma) Biblioteca Pública no Distrito de Boa União e de 01 (uma) Unidade Básica de Saúde na Comunidade do Cangula, enquanto o segundo solicitou que seja verificada a possibilidade de implantação do Programa Jovem Aprendiz, firmando convênio entre o Poder Executivo e as empresas que prestam serviços no município de Alagoinhas.

O Coordenador do Sindicato dos trabalhadores em limpeza pública urbana, comercial, industrial, hospitalar, asseio, prestação de serviços, conservação, jardinagem e controle de pragas – Sindlimp Agreste, Sr. Edvaldo Rocha fez uso da tribuna popular para falar sobre a situação dos trabalhadores das empresas AML, ART e EXEMPLAR.

Durante o pronunciamento dos parlamentares, o vereador Anderson Baqueiro saudou todos que compõem o SINDLIMP – Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública do Estado da Bahia, e tratou, entre outros assuntos, da importância da realização da 1ª Copa Rural Antônio Pena de Futebol Amador: “Apesar da cidade de Alagoinhas ter muitos campeonatos de futebol….mas, de forma mais abrangente resolvemos fazer um projeto que a gente pudesse não só fazer o campeonato localizado, mas abranger toda a área da zona rural, fazendo assim uma integração entre essas equipes, uma integração entre essas zonas rurais. E a gente sabe que o futebol na zona rural além de tudo, contribui para o desenvolvimento e aperfeiçoamento desses atletas e também leva economia para essas comunidades.”

O vereador citou as equipes que participarão do torneio, ressaltando: “Serão 16 equipes que farão parte dessa copa rural de forma inédita na nossa cidade!”. A copa teve início no mês de dezembro e retorna neste domingo, 25 de fevereiro.

O vereador Luciano Almeida enalteceu o trabalho da equipe que compõe a Secretaria de Educação, citando a atual situação do transporte escolar do município: “Mudou a cara do transporte, dando qualidade. Foi feita uma nova licitação, a empresa que ganhou o certame vem tratando com seriedade a questão do transporte público”.

Em relação ao requerimento nº 004/18 aprovado também durante a sessão, que se referiu ao pedido de encaminhamento de correspondência à Sra. Maria das Graças Reis, diretora do SAAE, de autoria do vereador, o mesmo esclareceu: “Hoje eu estive com ela…e ela me disse: Olha Luciano, me alegra porque nós já saímos do vermelho, já estamos no azul, não temos ainda uma capacidade de investimento, ainda, mas com esses recursos que chegarão provenientes de empréstimos, de financiamentos e daquilo que nós no final do ano viabilizamos aqui…e que precisa agora de investimento para expansão da rede de água, para investimentos em saneamento já chegou bastante recurso e ainda estão previstos alguns.”

Na próxima terça-feira (27), às 15h, será realizada uma Audiência Pública para apresentação pelo Poder Executivo do Relatório Resumido de Execução Orçamentária do 6º bimestre/2017 e do Relatório de Gestão Fiscal do 3º quadrimestre de 2017, em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Foto – Kekeu Barreto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =

Ouvidoria

Horários de funcionamento.
Segunda à quinta-feira: 08h às 13h, 14h às 17h. Sexta: 8h às 13h
perm_phone_msg (75) 3318-3319

Onde Estamos?