ABERTURA DA SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA É REALIZADA NA CÂMARA DE ALAGOINHAS

Foi realizada na segunda-feira (22), na Câmara, a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência. O evento, de iniciativa do vereador Luciano Almeida solicitado através do requerimento n° 031/2022, realizado em parceria com a Casa Legislativa e com a SEMAS teve como tema: Superar barreiras para garantir visibilidade social.

Lembramos que a Lei nº 2.471/2019 – que institui a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla a ser comemorada anualmente em Alagoinhas – é de autoria do vereador.

O presidente Cleto da Banana fez a abertura dando boas-vindas aos presentes e internautas e falando sobre as adequações no quesito acessibilidade, realizadas recentemente na Casa Legislativa: “Espero que esta Casa se torne cada vez mais aconchegante para receber todas as pessoas com deficiência, esse é o nosso dever, a nossa obrigação”.

Luciano Almeida contextualizou a criação da lei e ao iniciar o discurso pontuou: “Hoje o protagonismo é de vocês! É uma emoção após esse período de pandemia reencontrar cada um de vocês que eu pude abraçar, beijar. Eu já estava com muita saudade e aí Deus permitiu que nesse ano estivéssemos juntos”.

Participaram diversas entidades que atuam na causa da inclusão e acessibilidade. Na composição da mesa, além do vereador autor estiveram presentes: Leize Catiucia, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Gustavo Carmo, Secretário de Educação, Havana Matos, Subsecretária de Assistência Social, Iara Medeiros, Subsecretária de Saúde, André Barros, Superintendente da SMTT, Julia Maria, representante da APAE Alagoinhas e Jane Almeida, representando a Pestalozzi.

Os protagonistas do evento foram as entidades, suas representações e acolhidos. Alunos da APAE, PESTALOZZI, AMEEI e de Danilo de Souza apresentaram a Exposição: “Mostra pela Inclusão”, entre diversas outras apresentações culturais. Na ocasião o Dr. Moacir Lira fez uma explanação acerca do tema: “A maior limitação para o mercado de trabalho é o preconceito”.

Participaram do evento ainda a Associação de Pessoas com Deficiência de Alagoinhas e Adjacências (APCDAA), vereadoras e vereadores da Casa Legislativa.

O encontro na íntegra está disponível através do canal: TV Câmara Alagoinhas. É só clicar no link: https://www.youtube.com/watch?v=l4PE6nUGzlg

Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação – Ascom