ABERTURA DA SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA É REALIZADA NA CÂMARA

O tema pensado para a Semana da Pessoa com Deficiência: “Nada sobre nós sem nós” vai muito além de discutir a inclusão desse público nos espaços da sociedade. Enxergá-los como principais representantes, defensores e protagonistas na luta pelos seus direitos foi o principal objetivo do encontro realizado na Câmara Municipal de Alagoinhas na última terça-feira (21).

Atento à essas questões, o vereador Luciano Almeida e uma comissão de organização formada pela Associação de pais e amigos dos autistas de Alagoinhas (AMA), Fundação do Caminho, APAE, Associação Pestalozzi, Pastoral do Menor, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), decidiram por um novo formato de evento dando voz à crianças e adolescentes representantes das entidades sociais, que ocuparam a mesa diretora da Casa Legislativa e falaram sobre as suas reais demandas e necessidades.

Do cerimonial às apresentações de música, dança, samba de roda e capoeira, o público presente (que lotou o plenário) teve a oportunidade de presenciar um momento único na história de Alagoinhas, onde crianças e adolescentes com deficiência foram os verdadeiros protagonistas. “Não adianta debatermos sobre eles se eles não estiverem inseridos no processo”, pontuou o vereador.

Outra ação foi o cinema inclusivo, que aconteceu na quarta-feira (22). Na ocasião, pais e educadores levaram as crianças e adolescentes para duas sessões de cinema no Cine Laguna, pensadas especialmente para este público, o filme, a acomodação, o som, a luz, tudo preparado com cuidado e sensibilidade para oferecer uma experiência única e inesquecível aos presentes.

As ações continuam acontecendo até esse sábado, 25 de agosto. Na sexta-feira (24), mais um evento será realizado na Casa Legislativa com a presença do Dr. Ivan Araújo (Psiquiatra Infantil) que ministrará uma palestra com o tema “A pessoa com deficiência múltipla e intelectual”, das 8h às 10h.

Vale ressaltar que os eventos relacionados ao tema que acontecem no espaço da Câmara são frutos dos requerimentos nº 34/18 e nº 35/18, de autoria dos vereadores Luciano Almeida e Luciano Sérgio.

Ascom- Câmara Municipal de Alagoinhas