ACONTECE NA CÂMARA

Na sessão ordinária realizada na última terça-feira (28), foram aprovados os projetos: Projeto de Lei que considera de Utilidade Pública a Associação Comunitária dos Produtores Rurais do Cangula, com sede e foro em Alagoinhas, de autoria do vereador José Cleto, Projeto de Lei que cria a Feira Livre da Agricultura Familiar do Povoado do Estevão, de autoria do vereador Thor de Ninha e Moção de Louvor e Aplausos ao Jornal Gazeta dos Municípios, que completou 20 anos no dia 25 de novembro, de autoria do Vereador Luciano Almeida.

Foram submetidas à apreciação dos parlamentares as seguintes proposições: Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que estimula o cadastramento e o recadastramento imobiliário em caráter espontâneo, do IPTU, Projeto de Decreto Legislativo de autoria do Vereador Jorge da Farinha, que concede Título de Cidadão Alagoinhense ao Sr. Francisco Antônio de Campos Faria, Indicação de autoria do vereador Ozeas Menezes solicitando ao Exmo. Prefeito que autorize o setor competente a adotar providências necessárias para executar as ações de reforma interna e externa, como também a ampliação da Escola Municipal Joana D’Arc.

Durante o pronunciamento dos parlamentares, o vereador Luciano Sérgio falou da sua luta há quase cinco anos, na direção de resolver o problema de Alagoinhas e Macrorregião que estão descobertos do serviço de oncologia: “A gente tem trabalhado isso em perspectiva e na última semana tivemos informações que criaria algumas dificuldades para o serviço, então desde ontem eu estou em Salvador, tivemos reunião com o secretário de saúde do estado, estive conversando com cada um dos funcionários da SESAB que tem relação direta com o projeto a fim de dirimir, de tirar todas as dúvidas”.

“A gente tem uma realidade aqui que embora seja muito ofensiva, muito pouco é tocada. Os nossos pacientes oncológicos, nossos pacientes que tem câncer dependem à vezes de sair todos os dias às 5h da manhã e às vezes chegam 10h, 11h, meia noite de Salvador. Então você tem um duplo problema: a doença, que além de ser algo muito delicado mexe muito com o psicológico de todos que sofrem essa realidade, e ainda ter o desgaste do transporte, de estar longe da família, de um apoio do pai, do filho, do amigo…”. “Ao final do terceiro mandato conseguindo realizar e garantir o convênio do governo do estado para atender paciente oncológico para que faça a quimio e a radioterapia aqui, isso vai ser a maior realização, o maior sonho da minha vida!”, afirmou o vereador Luciano Sérgio.

O vereador Anderson Baqueiro chamou a atenção de todos para a situação da Central de Abastecimento: “Nós já fizemos uma indicação aqui, inclusive já está na mão do prefeito solicitando que a central passe a ser uma autarquia, uma superintendência, vai depender realmente do estudo que for feito ali para a Central de Abastecimento. Mas do jeito que hoje a central está sendo apenas uma diretoria, um braço da Secretaria de Agricultura (que tem dificuldades de fazer manutenção de estradas, de apoiar o agricultor familiar e dificuldade também muito grande em estar fazendo ali da Central de Abastecimento um ambiente salubre que as pessoas realmente tenham segurança e higiene na compra e aquisição daqueles produtos) nós esperamos realmente que esse projeto possa sair do papel…”

O vereador Jorge da Farinha pontuou: “Hoje eu passei lá mais ou menos 3h junto com a minha assessoria, o corpo técnico do SAAE, a direção da Central, visitando e detectando alguns problemas. Nessa visita à Central (a qual eu estou sempre visitando), detectamos que precisa de fato implantar quatro hidrantes principalmente ali naquela região entre a feira de calçados, confecções…”. “Eu já fui Secretário de Agricultura eu sei que só a secretaria, os recursos da secretaria não tem como atender as demandas da Central de abastecimento. De fato precisa que as outras secretarias se juntem pra amenizar a situação…”.

A próxima sessão será realizada no dia 30.11, às 15h (horário regimental).

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Foto – Kekeu Barreto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =

Ouvidoria

Horários de funcionamento.
Segunda à quinta-feira: 08h às 13h, 14h às 17h. Sexta: 8h às 13h
perm_phone_msg (75) 3318-3319

Onde Estamos?