ACONTECE NA CÂMARA

A sessão ordinária que aconteceu na última quinta-feira (30) foi marcada pela presença de entidades que falaram sobre seus projetos e reivindicações na tribuna popular da Casa Legislativa.

Diva Rabelo, Presidente da Pastoral do Menor de Alagoinhas falou do trabalho desenvolvido pela instituição, que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social há 32 anos, e da necessidade de apoio para a manutenção dos projetos no ano de 2018. A presidente destacou a importância e agradeceu a parceria de alguns vereadores pela destinação no ano de 2017 de uma parte das suas emendas individuais para o projeto Arte pela Vida, que atende adolescentes de 12 a 18 anos.

A representante da Associação de Produtores Rurais do Cangula (comunidade quilombola), Valcineide Carvalho, agradeceu a oportunidade de usar a Tribuna Popular e discorreu sobre o projeto “Farmácia Verde” que está sendo implantado na comunidade do Cangula. A ideia do projeto é aproveitar a riqueza das plantas, raízes e trabalhar com Medicina Natural. Representantes do projeto apresentaram, na oportunidade, demonstrações de produtos elaborados na Associação.

O Sr. Gildo Bispo de Souza, representante da Associação dos Trabalhadores de Alagoinhas e região pediu o apoio dos vereadores alegando os entraves que os trabalhadores de Alagoinhas têm enfrentando em relação a oportunidades de empregos em algumas localidades: “Por que eu estou vindo pedir a vocês vereadores ajuda? Porque aqui na cidade de Entre Rios, Esplanada, Bálsamo e Cardeal da Silva está proibido do povo de Alagoinhas trabalhar lá.” O Sr. Gildo citou também o município de Araçás. Ao final da fala, agradeceu ao presidente e vereadores pela utilização do espaço.

O vereador Raimundo Gode enalteceu o trabalho desenvolvido pela Pastoral: “Eu tive uma sobrinha que estudou na Pastoral, começou lá com 11 anos e hoje está formada com nível superior trabalhando na Prefeitura de lá de Araçás concursada”, e parabenizou a comunidade quilombola pelo projeto “Farmácia Verde”. Em relação à presença dos trabalhadores, pontuou: “Quero dizer meu amigo Gildai, popular galego: Conte comigo nessa empreitada com essa Casa Legislativa. Tenha certeza que todos os colegas também estão empenhados junto com vocês. Tenha certeza disso”…“Vamos lá analisar, vamos ver onde é que está o erro!”.

Durante o pronunciamento, o vereador Noberto Alves (Bebé) orientando a palavra aos trabalhadores ressaltou: “Gildo, quando você chegou aqui veio pedir a união dos vereadores, só o vereador Bebé hoje ele não tem condição de resolver o problema, mas a união dos vereadores desta casa, o legislativo como um todo, e com o executivo também, claro, e vocês, eu acho que fica mais fácil. Se nós precisamos dessa união dos vereadores, vocês também precisam da união. O associativismo é muito importante…então vocês tendo essa união vai reforçar cada vez mais. A gente é capaz de superar essas dificuldades que estamos passando…”. “Eu também não concordo dessa fronteira de barrar os munícipes de Alagoinhas em outro município…”.

Foi aprovado durante a sessão, o Projeto de Lei advindo do Poder Executivo que dispõe sobre a doação do terreno de propriedade do município à empresa Biblioteca Comunitária Jussara Ornelas e submetidos à apreciação dos parlamentares os Projetos de Lei Complementar que dispõe sobre a reestruturação administrativa da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Alagoinhas, e que altera e consolida o Fundo Municipal de Saúde e promove alterações na Lei Complementar nº 86/2012, ambos de autoria do Poder Executivo.

Ainda para apreciação dos parlamentares destacaram-se o Projeto de Resolução de autoria dos vereadores Thor de Ninha, Pastor Lins, Anderson Baqueiro, Jorge da Farinha, João Henrique Paolilo e Cleto da Banana, que acrescenta disposição da Resolução nº 264, de 23 de Dezembro de 2003, que institui o Regimento Interno da Câmara Municipal de Alagoinhas e dá outras providências, e algumas indicações para serem encaminhadas ao Exmo. Prefeito Municipal com as seguintes solicitações: proceder a instalação de (04) hidrantes em pontos estratégicos na Central de Abastecimento, de autoria do vereador Jorge da Farinha, autorizar a criação e operação de um cemitério e crematório para animais e a criação e operação de um hospital público veterinário, ambas de autoria do vereador João Henrique Paolilo.

A próxima sessão será realizada no dia 05 de dezembro às 15h, (horário regimental).

 

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Foto – Kekeu Barreto

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =

Ouvidoria

Horários de funcionamento.
Segunda à quinta-feira: 08h às 13h, 14h às 17h. Sexta: 8h às 13h
perm_phone_msg (75) 3318-3319

Onde Estamos?