ACONTECE NA CÂMARA

Um dos assuntos mais discutidos na sessão ordinária que aconteceu na última quinta-feira (20), na Câmara de vereadores, referiu-se ao Setembro Amarelo.

Após a fala de Steleyjanes Rodrigues, presidente do Conselho Municipal de Saúde, que utilizou a tribuna popular para tratar do tema, o vereador Luciano Almeida chamou atenção para a importância de prestar atenção no outro: “O que pra mim não é um problema, pra outra pessoa já é um problemão…Às vezes você fala pro outro algo que fere, que agride e ele guarda aquilo, e ele já vem com uma série de problemas, aquilo mexe na autoestima, no ego, no brio e leva a pessoa a fazer uma besteira. A palavra edifica mais ela também destrói, a palavra tem força tanto para o bem quanto para o mal, e às vezes nós não percebemos isso”.

“Às vezes tem algum familiar que está passando por um problema sério e que diz: Olha, a vida não tem mais sentido, pra mim tanto faz como tanto fez e aí as vezes a gente fala: isso é frescura, é porque não procura o que fazer. Nós vivemos uma vida que nos atropela”, acrescentou o vereador, que destacou ainda a importância de desenvolver políticas públicas voltadas para a prevenção da ideação suicida.

O vereador Pastor Lins, autor do projeto de lei nº 33/17 que dispõe sobre a instituição da campanha municipal da prevenção ao suicídio ‘Setembro Amarelo’, (que originou a lei nº 2.384/17) pontuou na sua fala: “Em 2017 nós começamos nessa casa a fomentar esse assunto quando fizemos aqui a nossa primeira audiência sobre o tema…Eu fico muito feliz pelo fato do nosso mandato ter sido o portal que abriu esse diálogo nessa casa com relação à isso, e de lá pra cá nós temos tentado ajudar algumas iniciativas da cidade que mexem com essa coisa da depressão e do suicídio, e apoiamos algumas iniciativas como, por exemplo, o Psicosaberes. O Psicosaberes é um trabalho que eles estão nas escolas, eles estão nas igrejas, constantemente as meninas estão fazendo palestras para tentar incentivar, mostrar, levar as pessoas a se abrirem, a conversarem, a discutirem, a mostrarem que precisam”.

O vereador João Henrique destacou: “É uma satisfação que este tema esteja hoje sendo tratado na sessão ordinária da Câmara de Alagoinhas. O Setembro Amarelo tornou-se um ícone na luta e na prevenção ao suicídio e a Câmara de Alagoinhas não podia ficar de fora dessa discussão. Parabéns aos representantes das entidades e do conselho que estão aqui esta tarde trazendo ao público e a toda a sociedade de Alagoinhas essa discussão”.

A próxima sessão ordinária será realizada no dia 25 de setembro no horário regimental, às 15h.

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas
Foto – Kekeu Barreto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 5 =

Ouvidoria

Horários de funcionamento.
Segunda à quinta-feira: 08h às 13h, 14h às 17h. Sexta: 8h às 13h
perm_phone_msg (75) 3318-3319

Onde Estamos?