Audiência discute Segurança Pública em Alagoinhas

Fruto do requerimento de nº 35/17, de autoria do vereador Anderson Baqueiro, foi realizada na última quarta-feira (27) uma audiência pública para discutir questões referentes à Segurança Pública no município de Alagoinhas e região.

Para composição da mesa, foram convidados pelo vereador Anderson Baqueiro: o Promotor do Ministério Público, Gilber Santos, Comandante da Guarda Municipal, Allan Matos, Delegada da DEAM, Rosilene de Almeida, Subtenente Clebson (representando o Corpo de Bombeiros), Deputado Estadual, Alex Lima, Delegacia Territorial de Alagoinhas, Marcel Alves, Coordenadora da 2ª COOPIN, Dr. Lélia Maria, Representação do 4º BPM, Major Luiz, Presidente da UARA, José Linaldo, Comandante das Bases Comunitárias de Salvador, Cap. Allan Carlos e Comandante CPRL Leste, Cel. Luziel.

O vereador autor apresentou a dinâmica do encontro, sinalizando os encaminhamentos pretendidos com a realização da audiência, entre eles: encaminhar um documento através do representante da Assembleia ao governador do estado, ao comandante geral, ao delegado chefe da polícia civil e autoridades correlatas, a fim de garantir propostas para buscar a melhoria da segurança pública e consequentemente a redução da violência no município de Alagoinhas.

Após esse momento, cada integrante da mesa apresentou a sua instituição, falando sobre o trabalho desenvolvido e a importância de discutir um tema tão importante para a cidade de Alagoinhas.

O Major Luiz, representante do 4º BPM, apresentou um breve registro das ações do Batalhão, e ressaltou que no mês de dezembro o Comando completará 80 anos de história, falou também da abrangência da área de atuação do Batalhão ao longo da sua história e dos municípios atendidos atualmente pela corporação: Alagoinhas, Sátiro Dias, Inhambupe, Aramari, Araças e Itanagra. O Major discorreu também sobre alguns projetos e ações sociais desenvolvidos e praticados pelo 4º BPM, e as parcerias para a efetivação dessas ações.

O Promotor Gilber Santos agradeceu a todos, convidando-os a fazerem parte do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (CISP), um coletivo que existe em Alagoinhas, composto pelas polícias, órgãos que militam diretamente na justiça criminal, órgãos responsáveis pelos direitos sociais básicos, entre outros.

O Cap. Allan Carlos trouxe na sua explanação a experiência do comando de três bases de segurança na cidade de Salvador e discorreu sobre o funcionamento, objetivo e a função social que as bases trazem para os bairros e comunidade em que são instaladas.

O Deputado Estadual Alex Lima reconheceu a importância de debater a segurança pública e se colocou à disposição para levar as demandas apresentadas ao Secretário de Segurança Pública e ao Governador do estado sobre toda e qualquer ação que vier a fortalecer a Segurança Pública de Alagoinhas e região, pontuando: “Eu levantarei essa bandeira!”.

O Cel. Luziel, comandante do CPRL Leste, informou que assumiu no último dia 16 de setembro o Comando do Policiamento da Região Leste e se colocou à disposição para fazer os esforços necessários a fim de atender as demandas do 4º BPM e levar ao Comando Geral da Polícia Militar do Estado da Bahia a solicitação de todos os policiais que forem formados no GR do 4º BPM para que permaneçam na unidade.

Marcel Alves explicou o panorama da Polícia Civil de Alagoinhas, a estrutura de pessoal da Delegacia Territorial e entre outras informações, solicitou o apoio da população no sentido de utilizar mais o Disk Denúncia, no sentido de informar aos órgãos responsáveis por reprimir a criminalidade da ocorrência dos crimes em determinadas regiões.

O vereador Thor de Ninha destacou: “Aqui eu fiquei mais feliz ainda porque eu vi política de curto prazo e política de longo prazo. Esse plano municipal de prevenção de violência é um plano que vai muito mais além do que a gente imagina: é pensar verdadeiramente essas causas da violência, as consequências dela, ver quem são os principais atores, envolver todos esses atores e tentar vencer a violência…”.

O vereador José Cleto pontuou: “Tenho acompanhado o dia a dia da gestão aqui do 4º Batalhão no município de Alagoinhas na pessoa do Tem. Cel. Jarbas o tanto quanto ele tem interagido nas discussões da nossa sociedade, mas eu costumo dizer que o que nós precisamos de fato e de verdade pra termos uma segurança pública mais eficaz é de investimentos”.

O vereador Gode ponderou: “Como eu sou morador também da zona rural, o que nos preocupa muito na zona rural, e a polícia civil, a polícia militar ela não tem condições de tanto lutar pela zona urbana e a zona rural”.

O vereador Jorge da Farinha saudou a todos e afirmou se sentir muito feliz em participar da audiência: “Gostei muito da apresentação do Cap. Alan e assistindo de fato passei a entender que a segurança precisa de mais investimento mesmo. Porque se tiver mais investimentos eu tenho a plena certeza que essas bases irão se estender”.

O Presidente Roberto Torres, durante a fala, evidenciou: “Sabemos que o país hoje vive um problema grave que é a violência em todos os estados…uma situação que me deixa bastante triste. Para se combater a violência, eu acredito que também é importante investir em tecnologia, além dos policiais atuantes na rua. A instalação de câmeras de segurança pelo menos nas principais vias da cidade, inicialmente, ajuda a diminuir a violência, assim como o investimento em iluminação.”

O vereador Darlan Lucena falou do significado da audiência, saudou em especial a Polícia Militar da Bahia, destacando a importância da presença do Deputado Alex Lima e da possibilidade de junto ao Deputado Estadual Joseildo Ramos e o governador Rui Costa de implantar o sonho das bases comunitárias no município de Alagoinhas.

Participaram da Audiência Pública os vereadores: Roberto Torres, Pastor Lins, João Henrique, Darlan Lucena, Raimunda Florêncio, Jorge da Farinha, José Cleto (Cleto da Banana), Francisco Thor de Ninha, Caio Ramos, Juracy Nascimento e Raimundo Gode.

Ao final do encontro o vereador Anderson Baqueiro falou da sua satisfação e agradeceu a presença de todos.

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Foto – Kekeu Barreto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =

Ouvidoria

Horários de funcionamento.
Segunda à quinta-feira: 08h às 13h, 14h às 17h. Sexta: 8h às 13h
perm_phone_msg (75) 3318-3319

Onde Estamos?