Audiência Pública discute endividamento do município de Alagoinhas

No dia 23 de maio aconteceu, na Câmara Municipal de Alagoinhas, uma Audiência Pública em atendimento ao requerimento nº 16/19, de autoria da bancada de oposição. O principal objetivo do encontro foi tratar das questões referentes ao endividamento do Executivo Municipal, os impactos orçamentários e financeiros das atuais e futuras operações de crédito.

A mesa foi formada, além do vereador Thor de Ninha, que conduziu a Audiência por: Daniel Grave, Secretário de Fazenda, Roseane Santos, Controladora, Hilton Batista, Presidente da União das Associações de Moradores de Alagoinhas (UAMA) e Josival Fagundes, Presidente do Observatório Social.

O vereador Thor de Ninha esclareceu, ao início: “Essa audiência se deu provocada por um Projeto de lei enviado à esta casa pelo Poder Executivo Municipal, que pleiteia um empréstimo de 35 milhões de reais”. Justificando ainda: “A ideia principal é justamente que todos os dados, os fatos, as informações acerca dos impactos orçamentários e financeiros de todas as operações de crédito e as dívidas que o município possui sejam apresentados, a fim de que possamos avaliar de que forma isso vai impactar para as futuras administrações.”

O vereador Luciano Sérgio durante a fala, ressaltou: “Eu observo por exemplo…a Prefeitura tá tão bem, com tanta capacidade de endividamento, mas a gente tem listas e mais listas de fornecedores que estão sem receber. É o que isso? É problema de ordem de tramitação de processos, de organização da ponta das diversas secretarias, ou é problema de gestão?”

O secretário Daniel Grave destacou: “O município vem fazendo o dever de casa, os números estão aí não mentem, realmente a perspectiva de crescimento existe ainda da receita até 2021, 2022, um crescimento natural de um passivo que não era explorado. A partir daí, o município tem que passar a criar outras possibilidades de arrecadação.”

Na próxima terça-feira (28), às 18h, será realizada no Hotel Áster, uma Audiência Pública para tratar da “Neurociência e a Educação na Primeira Infância”, proposta pelo vereador Luciano Sérgio, oportunidade em que será ministrada palestra pela renomada Ana Lúcia Campos, mestre em neurociências, psicobiologia e neurociência cognitiva.

Foto – Kekeu Barreto