AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE PLANO DIRETOR DE ALAGOINHAS

No dia 02 de junho foi realizada na Câmara Municipal de Alagoinhas a Audiência Pública que discutiu o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Alagoinhas, o PDDU. O evento de iniciativa do vereador Francisco Thor de Ninha, fruto do requerimento nº 043/2021, reuniu vereadoras, vereadores, secretarias, imprensa e segmentos da sociedade.

O vereador Thor de Ninha destacou: “Essa é uma atividade realizada pela Câmara Municipal de Vereadores através do nosso mandato, mas que também tem a parceria forte da Secretaria Municipal de Infraestrutura, da Secretaria de Planejamento e da Secretaria de Fazenda. Estamos juntos, irmanados para discutir esse plano diretor tão importante para o futuro do nosso município”.

Compuseram a mesa o vereador autor, Maria das Graças, Secretária de Infraestrutura, Roseane Conceição, Secretária de Fazenda, Iara Medeiros, representando a secretaria de saúde, Ludmila Fiscina, ex-secretária de Assistência Social, Euler Fonseca, representando a secretaria de meio ambiente, Roberto Torres, secretário de serviços públicos e vice-prefeito, Kamila Chagas, representando o deputado Joseildo Ramos, Virginia Porto, secretária de planejamento, além dos palestrantes Adelmo Matos e Edílson da Conceição.

Na ocasião foram ministradas duas palestras:

Adelmo Matos, arquiteto e urbanista, falou da desatualização do plano diretor: “O plano diretor é a ferramenta maior para o desenvolvimento do município. Alagoinhas tem ainda a sua lei do plano diretor de 2004 aonde na época foi envolvida a comunidade para que participasse e tivesse as suas opiniões ouvidas e respeitadas. Passaram-se 18 anos”.

Edílson da Conceição, técnico agrícola e especialista em geoprocessamento, levantou o questionamento: “O que é que tem a ver o georreferenciamento com o plano diretor? ”, ao tempo que respondeu citando uma passagem da bíblia: “Desde os tempos bíblicos no livro de Zacarias, capítulo 2, descreve a seguinte fala: Para onde vais? Estou indo medir o comprimento de Jerusalem…”, destacando a importância do planejamento.

A ex-secretária de Assistência Social, Ludmila Fiscina, ressaltou: “Esse momento é um momento de muita importância para que a gente possa discutir o plano diretor. Até porque temos que discutir para onde está crescendo a nossa cidade…Parabéns, Thor! ”.

Ao final, Thor de Ninha agradeceu a presença de todos, o trabalho da sua equipe e da equipe técnica da Casa Legislativa, fez algumas considerações e tratou dos encaminhamentos: “Aqui falamos da importância do saneamento, de mobilidade, de acessibilidade, de investimentos, de zoneamento, de georreferenciamento ou seja, de uma forma integrada de discutir o PDDU”.

“Como encaminhamento, a prefeitura já se comprometeu aqui em iniciar de forma célere o processo de licitação e a secretária de infraestrutura, Gal, já citou aqui que vai contatar com as universidades e organizar toda essa estrutura para que a gente possa iniciar o processo de construção de um debate dentro das comunidades com todos os segmentos, em todas as temáticas, da revisão e atualização do PDDU, considerando o de 2004 e o que se pode fazer de aproveitamento do plano de 2014”.

Para conferir a Audiência na íntegra é só clicar no link: https://www.youtube.com/watch?v=bZM9t_sBUIg

Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação – Ascom
Câmara Municipal de Alagoinhas
Foto – Jhô Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + dezesseis =

Ouvidoria

Horários de funcionamento.
Segunda à quinta-feira: 08h às 13h, 14h às 17h. Sexta: 8h às 13h
perm_phone_msg (75) 3318-3319

Onde Estamos?