Audiência Pública discute regulamentação dos mototaxistas do município de Alagoinhas

Na última quinta-feira (07), foi realizada na Câmara Municipal de Alagoinhas, uma Audiência Pública para discutir as questões referentes à regulamentação do serviço de mototaxi no município de Alagoinhas. O encontro, fruto do requerimento nº 013/17, foi de autoria do vereador Anderson Baqueiro.

Na composição da mesa, marcaram presença, além de vereador autor, os vereadores Francisco Thor de Ninha, Luciano Sérgio, Pastor Lins, Darlan Lucena, o Superintendente da SMTT, Luiz Fernando, o Procurador Jurídico da SMTT, Dr. Hilton Ribeiro e Major Luiz, representante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Alagoinhas.

Ao iniciar o encontro, o vereador Anderson Baqueiro falou da necessidade de pensar nos diferentes aspectos relacionados à regulamentação, destacando: “Toda categoria passa por momentos de fortalecimento, por momentos de dificuldades para que a gente possa chegar a um objetivo…A regulamentação exige uma preparação.” “A gente está tratando de Alagoinhas, uma cidade que nós temos aqui 160 mil habitantes, uma cidade que não estatisticamente, mas comenta-se ter em torno de 1.500 mototaxistas.”

Foram discutidos os preconceitos que existem por parte da população em relação à categoria e como a regulamentação pode vencer essa questão.

O Procurador da SMTT falou da sua satisfação em participar e contribuir com o debate, de aspectos relacionados à higiene, respeito, entre outros, pontuando: “A gente já vem estudando os modelos que foram implantados, Salvador quer queira quer não passa a ser uma vitrine, uma referência boa…”. Em relação à segurança e responsabilidade dos motociclistas, destacou: “Vocês estão inseridos numa atividade que além do risco natural que decorre de transitar num veículo de 2 rodas vocês ainda expõe a vida de um terceiro que está contratando vocês para poder se deslocar. Então, é uma responsabilidade muito grande, eu acredito que em uma audiência pública a gente não vai esgotar o assunto.”

O Superintendente da SMTT parabenizou o vereador Anderson Baqueiro pela iniciativa, e pontuou: “Aqueles que pretendem estar aptos para a regulamentação não podem esperar que o edital primeiro saia, porque certamente alguns não conseguirão estar aptos para isso. O objetivo, a intenção não é tirar principalmente o pão de cada dia de muitos dos senhores que a gente sabe que dependem disso. Mas, A gente sabe também que sem a regulamentação a vulnerabilidade da categoria é muito grande. Como aqui já foi dito e é do conhecimento de todos, a gente sabe que hoje existem, por exemplo, pessoas que vem de Catu, de Inhambupe, enfim, das cidades circunvizinhas para poder exercer a atividade aqui na nossa cidade, no nosso município e tirando assim a oportunidade de muitos que são daqui de Alagoinhas.”

A Sra. Naila, mãe de Adriano (responsável por idealizar um aplicativo para cadastro dos mototaxistas no município de Alagoinhas), como usuária do serviço oferecido pela categoria há anos, a partir do entendimento das necessidades, deficiências, fragilidade do sistema de transporte e desafios enfrentados pela classe, apontou aas dificuldades enfrentadas pelos mototaxistas através das suas experiências e percepções desde que começou a utilizar o serviço. Discorreu também sobre a implantação do aplicativo na cidade, assim como valores e benefícios do cadastramento, ressaltando: “Quando o meu filho criou o aplicativo, idealizou eu disse a ele: Está chegando numa boa hora porque os ônibus de Alagoinhas estão caóticos, seria necessário trocar toda a frota.”

Ao final, o vereador Anderson Baqueiro agradeceu a presença de todos os presentes, esclarecendo: “O mais importante disso tudo é a gente compreender que esse sistema que está sendo formado aqui é um sistema para buscar o que há de melhor para oferecer a vocês.”

Foto – Kekeu Barreto