AUDIÊNCIA PÚBLICA REALIZADA NA CÂMARA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS DISCUTE FORMAS DE INCLUSÃO NA SOCIEDADE DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA

A Audiência Pública de autoria do vereador Luciano Almeida, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que aconteceu na última sexta-feira (05) lotou o plenário da Câmara Municipal de Alagoinhas. Em busca de informações e quebra de preconceitos sobre o autismo, o evento foi marcado pela presença de autoridades, entidades, pais e mães de família.

A mesa foi composta pelo vereador Luciano Almeida, Secretário Municipal de Educação, Fabricio Faro, vereador Luciano Sérgio e as palestrantes: Dra. Helena Gueiros, Dra. Érica Simões, Laura Penalva e Sra. Jacilene Resende.

O vereador Luciano Almeida deu início aos trabalhos passando a palavra ao Secretário de Educação e posteriormente ao vereador Luciano Sérgio, que parabenizou o colega, ressaltando a importância do tema e a necessidade de melhoria da qualidade de vida para esse público.

Após a fala do vereador, foi ministrada pela Dra. Helena Gueiros, fisioterapeuta, psicomotricista e terapeuta, a primeira palestra da noite, que versou sobre formas de reconhecimento e maneiras práticas de inclusão dos portadores do Transtorno do Espectro Autista – TEA, principalmente nas escolas. Ao final, Dra. Helena apresentou um vídeo demonstrando a amabilidade de um de seus alunos autistas.

A segunda apresentação, de Dra. Érica Simões, pediatra, trouxe informações técnicas sobre a importância do diagnóstico precoce, as diferenças de comportamento entre crianças com neurodesenvolvimento típico e atípico e os avanços nas leis de proteção aos portadores do TEA.

Laura Penalva, pedagoga e neuropsicológa, discorreu sobre as contribuições para a inclusão dos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista, o conceito de neuropsicologia e as funções neuropsicológicas no autismo.

A última apresentação ficou a cargo da Sra.Jacilene Resende, que trouxe a sua experiência como mãe de um autista, da percepção do comportamento ao diagnóstico, apresentando as dificuldades enfrentadas durante todo o processo de reconhecimento das necessidades do seu filho, assim como a importância da intervenção multiprofissional.

Por fim, o vereador Luciano Almeida encerrou a Audiência Pública, agradecendo a presença de todos.