AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE SAÚDE MASCULINA É REALIZADA NA CÂMARA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS

Na última quarta-feira (16) aconteceu na Casa Legislativa uma Audiência Pública em homenagem ao dia dos pais que teve como principal objetivo esclarecer e promover uma discussão acerca de um tema que ainda acomete muitos homens: o câncer de próstata. Preocupado com essa realidade, o vereador Ozeas Menezes, autor do requerimento fruto da Audiência, em parceria com uma clínica da cidade convidou o conferencista Dr. Leonardo Trindade para apresentar a palestra intitulada “O Câncer de próstata e a saúde masculina” e dirimir possíveis dúvidas em relação à prevenção e diagnóstico.

O vereador Ozeas deu início à Audiência Pública justificando a realização do encontro e falando da importância da saúde preventiva: “Nesse momento de tão grande importância é necessário estarmos aqui para refletir um tema que muitas vezes não é visto pela sociedade como de grande relevância. Desejo que todos reflitam e transmitam aos homens principalmente esse lema que nós vivemos, essa barreira, esse paradoxo que o homem precisa quebrar: o de sempre estar procurando um especialista para saber em que estado está a sua saúde.”

Para compor a mesa, além do vereador autor, foram convidados: Dra. Fátima Berenice, Dr. Leonardo Trindade, Capitão Anderson – 4º BPM, representando o Tem Cel. Jarbas Carvalho e Pastor Paulo, representando os evangélicos.

Após a execução do Hino Nacional a palavra foi concedida à Dra. Fátima Berenice que proferiu: “De um modo geral os índices estão mostrado que a saúde do homem nesse momento está fragilizada em função principalmente dessa doença. Nessa tarde, estamos abrindo esse espaço que é um espaço de reflexão, que certamente após a palavra do Dr. Leonardo Trindade vai estar franqueada a palavra para que todos possam perguntar, tirar dúvidas e transformarmos esse momento num momento grandioso de reflexão e de consciência sobre a situação. Aproveitamos também para escolher 15 homens da cidade de Alagoinhas que teve ou tem um trabalho dignificante junto à comunidade.”

Dr. Leonardo agradeceu o convite e falou da satisfação de tratar de um tema tão importante, parabenizando todos os homens pelo mês dos pais, comemorado em agosto. Na sequência da apresentação afirmou que antigamente os tabus acerca do tema eram maiores, falando da importância da detecção precoce, das campanhas e do estímulo para que os homens procurem a avaliação.

Esclareceu também que o câncer de próstata é o tumor maligno da próstata e o 2º tumor maligno mais comum no homem, só perdendo para o câncer de pele não melanoma. Outro dado refere-se ao fato de ser o 2º tumor na urologia que mais leva ao óbito, perdendo apenas para o câncer de bexiga.  Na oportunidade, o médico urologista apresentou também fatores de risco relacionados à idade e ascendência familiar e a necessidade de avaliação anual: “A grande importância da detecção precoce é você poder oferecer o tratamento, que pode chegar até a 100% de chance de cura.”

Logo após, foi aberta a sessão de entregas das medalhas “Cidadão que faz”, uma homenagem a alguns homens alagoinhenses que teve ou têm um trabalho dignificante junto à comunidade. Foram convocados para o recebimento, ao som do sax de Welson Gonzaga, os homenageados: Professor Jamin Nascimento, Sr. Elielson Sampaio, Professor Joilson Romanci Severo Borges, Professor Fabrício Faro, Professor Miguel Silva, Senhor Rogério Alves, Pastor. Laurenço Anselmo de Santana, Sr. Belmiro Deusdete, Padre Freddy Goven, Sr. Fábio Morais, Sr. Antônio de Santana, Sr. Linaldo Teles de Santana, Sr. Júlio Cesár Santos, Vereador Ozeas Menezes e o Sr. Roque Costa.

Após esse momento foi convocado para apresentação o grupo Tambores abençoados.

Ao final da audiência, o vereador Ozeas agradeceu a presença de todos; dos apoiadores, homenageados e representações de entidades, dos colegas Luciano Almeida e Thor de Ninha e, fazendo referência ao grupo Tambores Abençoados e a necessidade de fomentar políticas públicas destinadas ao público jovem ressaltou: “O que vocês viram aqui é uma ressocialização dos jovens através da música. Precisamos de políticas públicas nesse sentido…esse projeto tão maravilhoso é um exemplo de ressocialização, de integração dos jovens na sociedade….”. E direcionando a fala aos vereadores complementou: “É importante nós pensarmos em políticas para abranger os jovens na nossa cidade e no nosso Brasil…vamos olhar com olho clínico, com olho de responsabilidade porque o povo elegeu 17 vereadores não só para embates políticos, mas sim para políticas públicas efetivas…”

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =

Ouvidoria

Horários de funcionamento.
Segunda à quinta-feira: 08h às 13h, 14h às 17h. Sexta: 8h às 13h
perm_phone_msg (75) 3318-3319

Onde Estamos?