CENTENÁRIO DA 1ª IGREJA BATISTA DE ALAGOINHAS É CELEBRADO NA CÂMARA MUNICIPAL

Em atendimento ao requerimento nº 001/2019, de autoria do vereador Luciano Almeida, foi realizada no dia 14 de março na Câmara Municipal de Alagoinhas, a Sessão Especial que celebrou os 100 anos da Primeira Igreja Batista de Alagoinhas.

Ao iniciar a sessão, foi apresentado um vídeo narrando a história da igreja desde a sua fundação, ocorrida no ano de 1919 pelos missionários M.G. White e sua esposa Kate White, e um grupo de 37 irmãos. No século passado era apenas uma casa alugada, atualmente possui dois templos: localizados na Rua Alcindo de Camargo e na Rua Luís Viana.

A mesa foi formada, além do vereador autor por: Iraci Gama, vice-prefeita, Fabricio Faro, representando a Congregação das Missionárias do Santíssimo Sacramento, Iraci Virgínia e Antônio Figueredo, pastores, Auricélia Oliveira, pastora, Capitã Aurenívea Peixoto, 4º BPMA, Urias e Marleide, representantes da diaconia, Jorge Mendes, ex-vereador, Xinauara Parente, pastor auxiliar, e Vanderly Vitoriano.

Durante o discurso, Luciano Almeida relatou, com felicidade, a sua experiência como membro da Igreja há 5 anos. “A história da 1ª Igreja Batista em Alagoinhas, que é a 7ª no Brasil, se confunde com a história de Alagoinhas”, complementando ainda: “Eu vejo que muitas pessoas às vezes entram para as congregações religiosas no intuito de buscar ali um reduto eleitoral. E eu sempre me policiei, porque ali eu vou buscar o alimento espiritual. Eu peço a Deus sabedoria, discernimento para que eu possa errar menos, buscando sempre a palavra.”

Na ocasião, foi entregue ao Sr. Vanderly Vitoriano o Título de Cidadão Alagoinhense, uma indicação de autoria do ex-vereador Jorge Mendes (através do decreto legislativo nº 148/2010). Vanderly é professor, pastor, psicanalista e há 17 anos presta serviços à comunidade de Alagoinhas, com contribuições significativas no âmbito social por meio de atividades de acompanhamento terapêutico a jovens e famílias, integrantes ou não da sua instituição religiosa.

Foto – Kekeu Barreto