ENCONTRO DE MÃES DA ASSOCIAÇÃO DE ONCOLOGIA NOVA VIDA DE ALAGOINHAS É REALIZADO NA CÂMARA

No dia 03 de maio pela manhã foi realizado na Câmara Municipal de Alagoinhas um evento muito especial, que reuniu mães da Associação de Oncologia Nova Vida. Uma ação promovida pela Casa Legislativa junto à Procuradoria Especial da Mulher, com o apoio da Servdonto.

A atividade contou com as palestras da Dra. Isabella Nascimento, advogada especialista em direito das mulheres e de Dr. Moacir Lira, psicólogo pós-doutor em estudos interdisciplinares sobre políticas públicas e segurança.

Dra. Isabella trouxe em sua fala diversos esclarecimentos sobre os direitos garantidos às mulheres portadoras do câncer, apresentando os benefícios assegurados por lei e orientando sobre como acessá-los. A procuradoria Especial da Mulher da Câmara, por meio da vereadora Luma Menezes (Procuradora) pretende firmar uma parceria com a advogada para prestar assistência às mulheres do município de Alagoinhas nesse sentido.

Dr. Moacir falou sobre assistência em saúde mental para mulheres que convivem com o câncer relacionando problemas como depressão e ansiedade associados à doença, ao tempo que parabenizou a fala da advogada Isabella: “Eu fico olhando pessoas que adoecem porque benefício foi negado…”.

Discorreu ainda sobre as condições de impotência que a doença traz, geralmente acompanhada de sentimentos como medo e angústia: “Angústia é sempre a impossibilidade de dominar uma situação”, suas implicações psicológicas e transtornos mentais que necessitam de atenção e cuidado.

Foram oferecidos além de serviços odontológicos, serviços de saúde e beleza, com a nutricionista Lucineia Costa, professora e maquiadora Raquel Emanuelle e
Kamila Santos, Sâmeque Machado e Luziana Dantas (maquiadoras).

Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação – Ascom
Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Jhô Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 18 =

Ouvidoria

Horários de funcionamento.
Segunda à quinta-feira: 08h às 13h, 14h às 17h. Sexta: 8h às 13h
perm_phone_msg (75) 3318-3319

Onde Estamos?