IMPLANTAÇÃO DO HOSPITAL DE ONCOLOGIA É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

Na última quarta-feira (04/12) foi realizada na Câmara Municipal de Alagoinhas, uma Audiência Pública de autoria do vereador Luciano Sérgio e demais vereadores da bancada de oposição (Luciano Almeida, Thor de Ninha, Caio Ramos, Darlan Lucena, João Henrique e Anderson Barqueiro), fruto do requerimento nº 030/2019. No encontro, foi discutida a implantação do Hospital de Oncologia de Alagoinhas e o papel/participação da Prefeitura Municipal.

A mesa foi composta pelo vereador Luciano Sérgio; o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Antônio Virgínio; o coordenador do Curso de Medicina da Faculdade Estácio de Alagoinhas, Dr João Eduardo Pereira; o diretor geral da Faculdade Estácio de Alagoinhas, Eduardo Andrade; a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e presidente da Associação de Oncologia Nova Vida, Ana Lopes e a representação do Conselho Municipal de Saúde, Guaciara Ramos.

Durante as falas, o vereador Luciano Sérgio, Ana Lopes e Guaciara Ramos ressaltaram a necessidade da existência de um Hospital de Oncologia em Alagoinhas para o tratamento das pessoas que, além do sofrimento enfrentado pela doença, atualmente ainda precisam se deslocar para Feira de Santana ou Salvador para realizar o tratamento, cirurgias, sessões de quimioterapia e radioterapia.

Os representantes da Faculdade Estácio de Alagoinhas abordaram assuntos relacionados a contrapartida da universidade para a população alagoinhense. O provedor da Santa Casa explicou como se dá o processo para a implantação de um Hospital de Oncologia, os estudos de viabilidade técnica e impacto social, a liberação de autorização por parte da Anvisa e como funcionam as parcerias.

Foram sugeridos como encaminhamentos, entre outras ações:
– Como tarefa da Comissão de Saúde: discutir com o diretor técnico do Hospital Regional Dantas Bião, George Brito/SESAB, a possibilidade da Faculdade participar efetivamente do processo de implantação.

– Solicitação ao município para que um representante do legislativo (a ser definido pelo colegiado) acompanhe o processo e participe também de articulações com os principais parceiros, a fim de auxiliar no processo de implantação.

Ao final, o vereador Luciano Sérgio agradeceu a presença dos colegas vereadores, das representações das instituições e do público que participou ativamente da Audiência Pública.