CRISE NO SISTEMA DE TRANSPORTE E A INÉRCIA DA PREFEITURA DE ALAGOINHAS

O sistema de transporte público de Alagoinhas continua atravessando uma forte crise, apesar de passar por um recente processo licitatório que foi vendido a população como a solução mágica para os problemas de transporte no município.

A falta de investimentos no setor, a imperícia do poder executivo municipal, a licitação com irregularidades, o valor da tarifa, as gratuidades, e interesses de grupos ligados ao prefeito na quebradeira do sistema, além da retração econômica por conta da pandemia, são alguns dos motivos citados nas rodas de conversa sobre o tema na cidade.

A licitação foi vendida no modelo “leve gato e pague lebre”. O número médio mensal de passageiros, o percentual de frota com veículos novos, a inovação com aplicativos e a integração foram algumas das promessas que não saíram do papel.

Diante da crise, a solução pensada foi colocar a responsabilidade nas costas da população, com o aumento da tarifa, o que sozinha não responderá aos desafios colocados. Penaliza, apenas, o passageiro.

A situação é complexa e requer uma discussão séria e aprofundada, haja vista os resultados dos estudos realizados durante a elaboração do processo licitatório (pago com recurso público), demonstra fragilidade nas informações e uma total ausência de fundamentação ou base científica.

Solicitei através de dois requerimentos, aprovados pela maioria dos vereadores no segundo semestre do ano passado, as fontes de informações que serviram de base para a composição dos lotes constantes no edital e uma auditoria em todo processo licitatório, o que consequentemente trará as respostas para as nossas indagações.

Um caos antigo, visível e anunciado, agravado agora com a chegada da pandemia!

O sistema de transporte é de concessão pública, cabe ao prefeito tomar decisões que garantam a condição necessária para o bom funcionamento do sistema, uma melhor qualidade na prestação dos serviços e consequentemente a preservação dos empregos, principalmente em tempos de pandemia.

Uma ação para resolver os problemas do transporte público municipal requer coragem e competência para vencer todos esses desafios e ainda enfrentar o desejo de apoiadores do prefeito na quebradeira do sistema.

Essa discussão mexe com toda a sociedade, portanto é necessario compartilhar todas as informações. Juntos, sociedade, poder público, categoria, sindicato e empresários, munidos das informações sobre o sistema de transporte, poderemos encontrar soluções viáveis para melhorar a qualidade dos serviços, e vencermos essa crise!

Thor de Ninha