PROTEÇÃO ÀS MULHERES É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA

Fruto dos requerimentos nº 08/2021 e 09/2021, de autoria da vereadora Juci Cardoso, foi realizada no dia 05 de agosto na Câmara uma Audiência Pública que teve como objetivo discutir o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres e o fortalecimento da rede de proteção, um momento histórico na cidade que reuniu diversas representações que atuam em defesa das mulheres vítimas de todas as formas de violência: física, psicológica, moral sexual e patrimonial.

Na composição da mesa, além da vereadora Juci Cardoso, marcaram presença: Ludmilla Fiscina, Secretária de Assistência Social, Jamile Oliveira, Coordenadora de Política para Mulheres/SEMAS, Luciana Mendes, Coordenadora da Diversidade/SEMAS, Renata Gomes, Defensoria Pública, Viviam Queiroz, SPM, Dra. Lélia Raimundi, Delegada/DEAM, Major Ávila, Polícia Militar – 4° BPM, Flora Maria, representante da SEPREV e advogada, Renata Fortaleza, Conselho Municipal de Defesa dos direitos das mulheres, Selma Tavares, Ministério Público e Dr. Maurício Figueredo, Defensoria Pública.

Ao iniciar o encontro, a vereadora agradeceu a presença de todos e destacou a presença da sua mãe, Cecília, presente da plateia, falando de orgulho e princípios. Sobre este último, ressaltou: “Como tenho dito: a gente não negocia! E é uma honra poder ser sua filha e em seu nome saudar todas as mulheres que fazem luta nessa cidade”.

Esclareceu ainda a finalidade do encontro: fazer uma leitura e coletar dados para elaboração do plano e discutir estratégias para o enfrentamento da violência fortalecendo a rede de proteção. Apresentou como será estruturado o plano que será somado a uma agenda de lutas já existente na cidade, com um olhar interseccionado para a mulher Alagoinhense, considerando: raça, classe e gênero, cenário político, mercado de trabalho, violência contra as mulheres, atenção integral à saúde, mulheres no campo e mulheres quilombolas.

A participação musical do evento ficou a cargo de Nanda Lins, que trouxe músicas referentes ao tema. Houve também a participação de Anny Rastelli, que recitou um poema.

A secretária Ludmilla e a cordenadora Jamile, apresentaram as ações desenvolvidas nos últimos meses pela SEMAS no combate à violência contra a mulher. Ludmilla falou sobre a importância da atuação em rede e do envolvimento de todos os órgãos: “Hoje, com muita satisfação, eu vou prestar conta para os senhores de tudo que nós conseguimos avançar nesses 7 meses”.

Flora Maria, durante a sua palestra, trouxe dados sobre desemprego entre mulheres, acesso à educação e disparidade de salário entre homens e mulheres: “Nós mulheres estamos mais suscetíveis à violência pelo simples fato de sermos mulheres”.

A vereadora Jaldice Nunes, no seu discurso falou da indicação “Pacto pela mulher”. Será um selo onde as empresas que o possuem terão o compromisso de admitir na sua grade de funcionários, mulheres vítimas de violência.

A vereadora Luma Menezes parabenizou a sensibilidade do presidente José Cleto, pela instituição estar avançando na pauta da defesa das mulheres, citando o projeto da sua autoria que será concretizado em breve e funcionará na Casa Legislativa: “A Procuradoria da Mulher”.

Os vereadores demonstraram em suas falas apoio a qualquer ação direcionada à defesa das mulheres, colocando os seus mandatos à disposição. O público presente no plenário participou ativamente com perguntas direcionadas a mesa e sugestões para o plano.

O evento está disponível na íntegra através do link: https://www.youtube.com/watch?v=3kBEylfvPsc

Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação – Ascom