REFORMA DA PREVIDÊNCIA É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA

No dia 03 de abril de 2019 aconteceu, na Câmara Municipal de Alagoinhas, uma Audiência Pública fruto do requerimento nº 07/19, de autoria dos vereadores Luciano Sérgio e Thor de Ninha. O encontro teve como objetivo discutir a reforma da previdência social, amplamente difundida nas mídias desde que o Poder Executivo apresentou ao Congresso Nacional uma proposta de emenda à constituição (PEC 287-2016).

O vereador Luciano Sérgio discorreu sobre os debates e as discussões realizadas anteriormente em torno do tema, e pontuou: “Chegamos a fazer palestras em escolas, debates em bairros, recentemente principalmente pela articulação e mobilização da Força do Trabalhador nós conseguimos fazer uma série de atividades. Tanto o meu mandato quanto o mandato de Thor, nós entendemos que era fundamental usar o mandato como instrumento desse debate, instrumento dessa luta, e promover aqui na Casa também mais um fórum de debates sobre a questão da previdência. O que já era ruim conseguiu ficar pior”.

O vereador Thor de Ninha ressaltou: “São poucos os temas nacionais que mexem com a vida de todos os brasileiros, e a reforma da previdência no modelo que está mexe com a vida de todos: dos que estão aposentados, dos que querem se aposentar e daqueles que vão nascer que pode ser que não tenham possibilidade nenhuma de se aposentar…Precisamos compreender muito bem os impactos que traz sobre cada um de nós, principalmente sobre as mulheres que são atacadas de forma veemente pelo presidente Bolsonaro.”

Além dos autores da Audiência, o encontro contou com a presença do ex-vereador Radiovaldo Costa, Ednaldo Sacramento, representando a Força do trabalhador, Regina Silva, delegada sindical do SINPOJUD – Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia e Presidente do Conselho do Idoso. No plenário, marcaram presença militantes dos partidos do campo progressista, representações sindicais, a exemplo do Sindicato dos Servidores Municipais de Alagoinhas, Sindicato de Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias (SINDACS) e a população em geral.

Foto – Kekeu Barreto