REUNIÃO ENTRE SECRETÁRIOS E VEREADORES DISCUTE LOA E PPA

Na manhã desta quarta-feira (01) aconteceu na Câmara Municipal de Alagoinhas, um encontro que reuniu secretários municipais de diversas pastas, vereadoras e vereadores para apresentação de dois instrumentos extremamente importantes e norteadores: o Projeto de Lei do Plano Plurianual (PPA), referente ao período de 2022 a 2025, e o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) referente ao ano de 2022.

O PPA define programas com metas e indicadores para 4 anos e entre alguns dos seus principais objetivos estão: possibilitar o correto alinhamento das peças orçamentárias com as ações traçadas, materializar as principais demandas da população e dar transparência a aplicação dos recursos.

A secretária de planejamento e orçamento, Virgínia Porto Santos, representante do poder executivo responsável por fazer a apresentação das peças na Casa Legislativa, esclareceu sobre as etapas de construção do Plano que começou a ser elaborado no mês de março do ano corrente.

O plano foi subdividido em eixos: desenvolvimento social e humano, desenvolvimento econômico, urbano e rural, gestão por resultados e excelência, e ação legislativa e controle das contas públicas. Foram apresentados os valores dos recursos estimados para cada um dos eixos.

Virgínia Informou ainda que através da participação popular por meio de um portal web e de escutas presencias nos bairros e comunidades, o corpo técnico obteve como resultado do ranking de áreas que devem ser priorizadas pelo governo: a saúde e a educação. Em terceiro lugar economia e emprego.

Na LOA foram apresentados os programas, a exemplo do Mais Saúde, Cultura Viva, Cidade Verde e Avança Alagoinhas e a estimativa de recursos, assim como os investimentos previstos para cada programa no ano de 2022, a despesa por fonte de recurso e por secretarias.

Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação – Ascom