Secretário de Assistência Social e Diretor do SAAE participam do 2º dia do ciclo de apresentações na Câmara

Nota de 21.03.2017

Em atendimento ao requerimento 009/17, a Casa Legislativa recebeu no dia 21.03 o Secretário de Assistência Social, José Alfredo Menezes Filho e o Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Alagoinhas, José Gomes da Silva, para participar do 2º dia do ciclo das apresentações que estão acontecendo durante o mês de março na Câmara Municipal de Alagoinhas. O objetivo do encontro foi apresentar a situação em que encontraram as suas pastas quando assumiram a gestão da SEMAS e do SAAE.

José Alfredo relatou as dificuldades que encontrou quando assumiu a pasta, principalmente no que se refere ao cadastro dos programas, afirmando que a transição foi realizada praticamente em um dia com uma apresentação superficial pela ex-gestão dos programas que estavam sendo executados pela Secretaria. Revelou também que não teve acesso aos valores, nem as senhas cadastradas. Por conta disso, explicou que os usuários do Bolsa Família foram prejudicados por cerca de 18 à 20 dias. Uma das primeiras medidas do Secretário foi a recuperação das senhas.

A Proteção Social Básica tem como porta de entrada do Sistema Único da Assistência Social os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS. Os CRAS foram encontrados com as equipes mínimas incompletas.

O Secretário apresentou também a situação do Programa Minha Casa Minha Vida, Conjunto Urupiara e Linha Verde – Calú, assim como as ações já estruturadas e o planejamento para este ano, tais como: buscar outros empreendimentos do programa e fortalecer a parceria com as instituições sociais: APAE, PESTALOZZI, PASTORAL DO MENOR DE ALAGOINHAS, LARES DE IDOSOS, entre outras.

O Diretor Geral do SAAE ressaltou a importância dos vereadores na reconstrução do momento político em que a classe política está atabalhoada por conta de uma série de desmandos que a população acompanha diariamente nos noticiários. Afirmou que chegou ao SAAE com a firme determinação de fazer um trabalho eminentemente técnico que leva em consideração a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

Completados 80 dias à frente da gestão, com todas as dificuldades encontradas durante este período, o Diretor relatou num determinado momento do seu pronunciamento: “Seria hoje um dia para soltar fogos e comemorar os avanços dos índices de atendimento do fornecimento de água e a melhoria na qualidade dos nossos serviços. Ainda não, mas podemos comemorar os resultados obtidos do 1º dia para cá. Sim, pois são bem diferentes dos números que encontramos na autarquia”.

José Gomes apontou também que o maior débito deixado pelas administrações passadas não foi apenas o escândalo financeiro e o passivo deixado para a nova gestão, mas o sucateamento do SAAE em toda a sua estrutura.

O ciclo das apresentações, que se encerra no dia 28 deste mês, receberá ainda o Superintendente da SMTT, o Secretário de Educação, o Secretário de Saúde e o Secretário Municipal de Infraestrutura.