Secretário Municipal de Saúde participa do 4º dia do ciclo de apresentações na Câmara

Em atendimento ao requerimento 009/17 e dando seguimento ao ciclo de apresentações dos Secretários Municipais, a Câmara Municipal de Alagoinhas recebeu nessa terça-feira (28) o Secretário de Saúde Rodrigo Matos, para prestar esclarecimentos acerca de como encontrou a sua pasta quando assumiu a gestão, assim como discorrer sobre as ações que já estão sendo realizadas.

Ao longo do seu discurso, foram apresentadas as diretrizes, potencialidades, informações sobre a transição, constatações sobre a gestão da saúde no período de transição, principais dificuldades encontradas, principais ações da gestão atual, análise dos avanços já alcançados por diretorias na SESAU (Planejamento em Saúde, Administrativa e Financeira, Atenção a Saúde, Vigilância em Saúde, Hospital Maternidade e Regulação da Assistência), novas estratégias para implementação e projetos de gestão.

Como diretrizes da sua gestão, destacam-se: a ampliação e qualificação da oferta de serviços na rede básica e do acesso a serviços hospitalares – em especial para cirurgias eletivas, a ampliação do acesso a serviços especializados ambulatoriais e o fortalecimento das ações de vigilância em saúde.

O gestor apresentou, por meio de fotografias, situações encontradas nos diferentes setores da SESAU, trazendo ao conhecimento dos vereadores, imprensa e público presente alguns casos para análise, a exemplo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Barreiro.

“Não adianta eu concluir a UPA do Barreiro, que todo mundo fala que tem 80% concluída se eu não conseguir resolver o entorno. O laudo do nosso engenheiro é que depois de construída com todo o dinheiro público que foi gasto – muito provavelmente ele anunciará isso oficialmente, vamos precisar de uma obra de drenagem porque optaram por fazer abaixo do nível do solo. O projeto não foi adequado”. Afirmou o Secretário.

O Secretário apresentou também as ações prioritárias adotadas diante das constatações em visitas presencias às unidades e serviços de saúde, entre elas: o abastecimento das unidades com materiais, insumos e medicamentos, a adoção de medidas legais para contratação de pessoal concursado e ou selecionado no REDA para recomposição das equipes imprescindíveis para execução das ações e manutenção dos recursos, a revisão de contratos de aluguel e de serviços, captação de recursos (duas emendas já foram indicadas para o exercício de 2017, que totalizam o valor de R$ 800 mil), mobilização social e ação para o controle da febre amarela; vacinação da população, monitoramento epidemiológico, recadastramento de usuários com demandas para cirurgias eletivas (atualização da lista única para cirurgias eletivas nos serviços de Atenção a Mulher), fortalecimento das ações de comunicação da SESAU para a população e adoção de medidas legais para retomada de obras.

Na próxima sessão, que será realizada no dia 30 de março está prevista a presença do Secretário de Infraestrutura, André Luís de Carvalho. A sessão começa às 17h.