SESSÃO ESPECIAL HOMENAGEIA ALUNOS DO 4° ANO DO COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO LUIZ EDUARDO MAGALHÃES PELA CONQUISTA DO 1º LUGAR NO MOCINN

Fruto do requerimento nº 76/17, de autoria do vereador Luciano Sérgio, foi realizada na última quarta-feira (25) pela manhã na Câmara Municipal de Alagoinhas, uma Sessão Especial com o objetivo de homenagear e enaltecer o trabalho desenvolvido pelos alunos do 4° ano do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Colégio Estadual Deputado Luiz Eduardo Magalhães/ CEDLEM, localizado no Barreiro. Os estudantes conquistaram o 1º lugar no Movimento Científico Norte e Nordeste (MOCINN), edição 2017, com o projeto SAB – Caminho para combater o descarte indevido do lixo e os problemas ocasionados à Comunidade Alagoinhense. O encontro aconteceu no estado do Maranhão.

O vereador Luciano Sérgio ressaltou, ao iniciar a sua fala: “A gente precisa validar, incentivar todas as produções, principalmente a produção da juventude. Alagoinhas é um município de 150 mil habitantes, e entre 16 e 29 anos nós temos cerca de 40 mil jovens, o que significa dizer que nenhuma transformação efetiva é possível de acontecer se não tiver a participação da juventude e quem está no poder público, seja ele no legislativo, executivo ou judiciário, na esfera municipal, estadual ou nacional precisa ser sensível a essa realidade”.

Foram convidados para a composição da mesa: Marli Monteiro, diretora do NTE-18, Marilurdes Gomes, diretora do CEDLEM, Fabricio Faro, Secretário Municipal de Educação, Adriana Carla, Vice-diretora do matutino CEDLEM, Lurdes Ramos, professora, coordenadora de estágio e orientadora de projetos, e Andrea Souza Lima, Vice-diretora do noturno do CEDLEM.

O Secretário Fabricio Faro agradeceu o convite para participação no encontro, parabenizou todos os envolvidos na conquista do prêmio e pontuou: “Sou um entusiasta justamente em fazer com que os nossos alunos saiam do espaço escolar/ da sua unidade escolar principalmente para apresentar trabalhos acadêmicos e científicos. Fiquei muito feliz quando vi que jovens da cidade de Alagoinhas se propuseram a fazer uma pesquisa e conseguiram desbancar outros jovens de outras cidades, estados e até de outros países com um trabalho voltado para essa questão da consciência ambiental”. Na oportunidade, falou da importância do incentivo à produção científica e da participação dos jovens em eventos externos, se colocando à disposição para o fomento de outras iniciativas da juventude alagoinhense.

Após a fala de alguns integrantes da mesa, o vereador Luciano Sérgio teceu elogios ao presidente Roberto Torres, destacando: “Eu vou passar a palavra para uma das pessoas aqui da Casa Legislativa que tem sido um grande facilitador, uma pessoa que consegue ter o talento de mediar muito bem e facilitar a ação de todos os vereadores…”.

O presidente Roberto Torres falou da felicidade de receber a juventude na Casa Legislativa, ressaltando: “Eu não poderia deixar de estar presente nesta sessão solene em homenagem aos alunos que foram contemplados representando a cidade de Alagoinhas…Eu costumo dizer que todos os países que cresceram e saíram da crise foi porque houve um investimento maciço em educação.”

Na ocasião, as alunas Erica Almeida e Rebeca Silveira apresentaram para todos, através de uma explanação em slides, o projeto que foi contemplado no MOCINN.

Ao final, o vereador Luciano Sérgio agradeceu a presença de todos direcionando a palavra aos estudantes presentes: “O aluno que vive a realidade de um projeto social jamais é o mesmo. Eu espero que todos sejam contagiados por esse protagonismo, pela execução e pela ideia de transformar a sua comunidade, a sua família, o seu bairro porque de fato são as ações individuais que fortalecem a transformação da vida”, e encerrou a audiência pedindo uma salva de palmas para o protagonismo da juventude do Colégio Estadual Deputado Luiz Eduardo Magalhães.

Foto – Kekeu Barreto