SESSÃO ESPECIAL MARCA OS 77 ANOS DE FUNDAÇÃO DO COLÉGIO SANTÍSSIMO SACRAMENTO E 17 ANOS DA FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO

A Sessão Especial que aconteceu na sexta-feira (12), na Câmara Municipal foi marcada por depoimentos emocionados de autoridades do município que partilharam as suas experiências e passagens como ex-alunos do Colégio e da Faculdade Santíssimo Sacramento. Nos depoimentos, que revelaram histórias de vida, estava presente a gratidão pela existência dessas instituições na cidade e a unanimidade sobre a sua importância e influência para a consolidação de Alagoinhas como polo educacional da região.

A mesa foi composta pelo vereador Luciano Almeida (autor do requerimento), presidente do partido Democratas em Alagoinhas, Marco Antunes, Secretário de Educação, Diretor Financeiro e Professor da Faculdade Santíssimo Sacramento, Fabricio Faro, Vice-Prefeita, Iraci Gama, Diretor Acadêmico, Joilson Borges, Irmã Geidiva, Superiora Regional da Congregação das Missionárias Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada, Irmã Lúcia Sá Barreto de Freitas e o Bispo da Diocese, Dom Paulo Romeu.

Formado e Pós-graduado pela Faculdade Santíssimo Sacramento, o vereador Luciano Almeida falou da honra e do privilégio de conduzir a sessão e convidou o público presente para participar de uma experiência através de uma viagem no tempo: “Imaginem os arredores da nossa cidade, como era Alagoinhas no ano de 1940: a linha do trem, o comércio a sua volta, centenas de pessoas saindo e chegando dos mais variados destinos e com objetivos diversos. Neste ano, a cidade começa a dar um passo para a educação com a fundação do colégio. Na época, um internato apenas para mulheres, com regime e disciplina muito rígidos na sua educação. Não tenho dúvidas em dizer que a história da cidade muitas vezes se confunde com a história do colégio”.

Ao proferir o seu discurso, o Secretário de Educação ressaltou: “Gerações e gerações foram educadas e preparadas para a vida com a alegria e a generosidade das missionárias do Santíssimo Sacramento. São felizes todos que por ali passaram e receberam os fundamentos necessários para o desenvolvimento como pessoas dignas que servem, serviram e haverão de continuar servindo sempre bem à nossa comunidade”.

Marco Antunes, ex-aluno do colégio, iniciou a sua fala cumprimentando a mesa e lembrando a chegada das primeiras irmãs da congregação em Alagoinhas: “Enquanto pensava no que ia falar hoje relembrei de um versículo do livro do Profeta Isaias que diz: São felizes sobre os montes os pés dos que anunciam a paz. Essa sessão se traduz numa justa homenagem à Congregação das Missionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada”.

A professora Iraci Gama discorreu sobre a sua experiência como ex-aluna do colégio Santíssimo Sacramento: “Na verdade o que eu escrevi tem uma relação muito mais direta com a Madre Santíssimo: é uma forma de trazer ao conhecimento de todos, especialmente dos mais novos uma história forte, uma relação vigorosa que havia entre aquela freira, diretora do colégio, e todas as estudantes.”

“Recebi a pouco a mensagem de que a Madre Santíssimo, Irmã Zaira, estava assistindo a tudo, emocionada.” Irmã Lúcia agradeceu o gesto, pela homenagem ter sido realizada enquanto a irmã ainda terá tempo de alegrar-se. “Obrigada por não acontecer em situação póstuma.”, concluiu.

Atualmente, o colégio e a faculdade preparam cerca de dois mil alunos por ano, além de gerar emprego e renda para mais de 250 colaboradores, entre professores e funcionários. Além disso, a instituição mantém há mais de 30 anos um Projeto no Centro Social São Luís, na Rua do avião, cuidando gratuitamente de 150 crianças, na faixa etária dos três aos seis anos.

Por fim, o vereador Luciano Almeida concedeu à Irmã Lúcia Sá Barreto de Freitas, para ser entregue a Sra. Zaira de Figueiredo Pimenta “Madre Santíssimo” (que não pôde comparecer a sessão devido ao seu estado de saúde), o Título de Cidadã Alagoinhense, pelos relevantes serviços prestados à área educacional na cidade de Alagoinhas e agradeceu a presença de todos, encerrando a sessão.