Sessão Especial realizada na Câmara discute oportunidades na área da educação para jovens e adultos do município de Alagoinhas

De autoria do vereador Luciano Almeida, que deu entrada na Casa Legislativa através do requerimento nº 55/17 para a realização da sessão especial, aconteceu na última terça-feira (19) um encontro que tratou de oportunidades de educação para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental e/ou o médio na idade apropriada. O evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação.

Além do vereador autor, na formação da mesa estiveram presentes: Iraci Gama, professora e vice-prefeita, Fabrício Faro, secretário municipal de educação, Keite Maria, diretora pedagógica da SEDUC, Rita Rezende, coordenadora municipal da EJA, Zilda Azevedo, professora do EJA, e representando os alunos, Rita Lorena. No plenário da Câmara, marcaram presença alunos e corpo docente das escolas municipais que participam do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Após a formação da mesa, o vereador registrou a presença das Escolas: Jairo Azi, Pedro Furtado, José de Anchieta (Estevão), Comunitária Nova Esperança, Marco Maciel, Maria de Lourdes (Riacho da Guia), Adalgisa Santos, Colégio Municipal de Alagoinhas, entre outras.

Sobre os objetivos do evento, Luciano Almeida destacou: “Estamos reunidos nesta noite com dois principais objetivos: o primeiro é de apresentar a EJA a parte da população e motivar o ingresso de novos alunos, o segundo é de discutirmos políticas públicas em busca de melhorias para o programa”.

A professora Zilda Azevedo, que trabalha com educação há 25 anos, saudou os integrantes da mesa e parabenizou o vereador Luciano Almeida: “É louvável quando a gente vê um jovem vereador que inicia esse seu caminhar de uma forma que possa dar um retorno para a comunidade. A gente acompanha isso de perto”. Num dado momento da fala pontuou: “Meu sonho sempre foi um dia estar num local como esse e discutindo as melhorias na educação de jovens e adultos”.

Fabrício Faro falou do desafio da gestão, o de incluir cada vez mais jovens e adultos nas escolas, e da responsabilidade dos professores que devem considerar as experiências que os alunos levam para a sala de aula, destacando a curiosidade, indagando a realidade, a fim de transformar os obstáculos em dados de reflexão sobre os processos educativos.

A Professora Iraci Gama lembrou a época do Mobral – Movimento brasileiro de alfabetização, em Alagoinhas, que auxiliava o adulto a assinar o nome para votar, sem preocupações efetivas com o aprendizado e complementou: “Mas os professores desse Brasil que têm uma história belíssima de luta pela melhoria nas condições de trabalho dos profissionais para que haja melhor condição de aprendizado pelos estudantes, esse professorado lutou ferozmente para mudar tudo isso. Eu tive o prazer de participar desse processo”.

O vereador Thor de Ninha falou da sua felicidade de participar da sessão e após saudações pontuou: “Um erro em qualquer outro setor às vezes atinge apenas uma pessoa, um erro na educação não corrigido a tempo pode matar uma geração”.

O vereador Ozéas falou do pioneirismo do trabalho na cidade, do apoio do prefeito Joaquim Neto e da importância do programa EJA. Durante o pronunciamento, rememorou a sua infância quando por volta dos 10 anos ajudou à avó a realizar um dos seus grandes desejos: o de assinar o seu nome.

Ainda no encontro, foi ministrada uma palestra pela mestra e psicóloga Jandira Dantas que apresentou o tema: “Atitude e Autoestima, uma parceria que dá certo”, além da formação de uma roda de conversa com a participação dos professores: Sidney José de Lima e Silva – CETEPLNAB, Ronildo Roberto de Oliveira – IF BAIANO / Campus Alagoinhas e a professora Joelia Maria, que discorreram sobre o tema: A EJA é um direito!

Os alunos Salatiel, da escola Jairo Azi e Maria José, da escola Marco Maciel, apresentaram um tributo à Paulo Freire, intitulado: “Cordel Freiriano”.

Ao final, o vereador Luciano Almeida fez as suas considerações sobre o evento e agradeceu a presença e todos, encerrando a sessão.

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas.

Foto – Alex Cruz