SESSÃO SOLENE CELEBRA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA CÂMARA DE ALAGOINHAS

Fruto do requerimento nº 36/2019, de autoria do vereador Luciano Almeida, foi realizada no dia 21 de novembro na Câmara Municipal de Alagoinhas, uma Sessão Solene com o objetivo de comemorar o Dia Municipal da Consciência Negra para entrega da Menção Honrosa de Zumbi dos Palmares, conforme resolução nº 277/09, uma homenagem às mulheres e homens negros de Alagoinhas.

A abertura da sessão, após a fala do presidente Roberto Torres, ficou por conta do Grupo cultural Quilombo Andante que fez uma belíssima apresentação abordando temáticas como direitos, resistência e liberdade.

Compuseram a mesa: Luciano Almeida; vereador, Dulce dos Santos; Diretora de Reparação da SEMAS, Jean Afonso; Secretário Municipal de Educação, Juci Cardoso; Presidente do Conselho Municipal de defesa do Direito das Mulheres de Alagoinhas, Karlinhos Zambê, Presidente do Conselho de Cultura, Prof. Edkarlos Batista, representando o Coletivo Cultural Quilombo Andante, Ednajara Santos, Coordenadora do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra e Afrodescendente de Alagoinhas.

Durante a fala dos vereadores, Thor de Ninha destacou: “Em momentos como esse de debate, não podemos deixar de falar o que aconteceu com a gente lá atrás…hoje é uma continuação dessa história. Precisamos saber que os nossos antepassados, os nossos tataravós, avós de ontem sofreram e muito…não somos negros fugitivos, nós somos negros que resistimos!”.

O vereador Luciano Almeida falou da importância da menção honrosa, de homenagear as mulheres e homens simples que promovem mudanças na sociedade, destacando também que outras temáticas em prol das minorias estão sendo discutidas na Casa Legislativa: “Todos os dias, os 365, precisam ser de resistência, de luta…de amor ao próximo”, ressaltando: “O nosso mandato está à disposição…a minha bandeira partidária é a coletividade!”.

Fotos – Assessoria vereador Luciano Almeida e Kekeu Barreto