SESSÃO SOLENE REALIZADA NA CÂMARA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO ALAGOINHENSE A RENATO ALMEIDA E DEL FELIZ

Na última sexta-feira (15), foi realizada na Casa Legislativa, uma Sessão Solene que homenageou e concedeu o Título de Cidadão Alagoinhense a Renato Almeida e Del Feliz, de acordo com os decretos nº 201/17, de autoria do vereador Jorge da Farinha, e nº 189/15, de autoria do ex-vereador José Edésio Cardoso.

Na composição da mesa, além dos autores dos decretos, marcaram presença: o Exmo. Prefeito Joaquim Neto e a primeira dama Carla Reis, o Deputado Federal Paulo Azi, o Presidente do DEM em Alagoinhas, Marco Antunes, a vice-prefeita, Iraci Gama, Renato Almeida, Josenilda Barros Almeida, Del Feliz e Lisania. Estiveram presentes na solenidade os vereadores Ozéas Menezes (líder do governo), Luciano Almeida e Raimundo Gode, além de diversas autoridades, familiares dos homenageados e imprensa local.

Renato dos Santos de Almeida, graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana, entre outros títulos, foi Secretário da Fazenda no município de Alagoinhas e atualmente exerce o cargo de Secretário da Fazenda no município de Camaçari-Ba. Nascido no ano de 1960, no distrito de Pau Lavrado, município de Catu/BA, Renato é filho de Anísio Alves de Almeida e Neuza dos Santos de Almeida, possui seis irmãos e duas filhas.

O vereador Jorge da Farinha saudou a todos, justificando durante o seu pronunciamento a concessão do título: “Estava ouvindo o rádio numa manhã e naquele momento…Ailton falou: quem estiver ouvindo o programa, um vereador, Renato merece um título! Eu estava ali, peguei o celular e liguei na mesma hora: O título de cidadão alagoinhense está garantindo Ailton por mim, pode divulgar aí. Então, eu agradeço ao amigo Márcio da Linha Verde e Ailton Borges. Eu nunca fiz isso nesses meus quatro mandatos que estou aqui, mas por você eu fiz.” O vereador enalteceu o trabalho do homenageado e pontuou: “Alagoinhas é hoje o que é, agradecemos também, em especial, a você que passou por aquela secretaria sete anos.”

Del Feliz Ramos de Oliveira Santos é poeta, letrista, compositor e nasceu em Riachão do Jacuípe, distrito de Barreiros, no ano de 1972. Filho de Dona Nicinha (lavadeira), traz no seu portfólio parcerias com artistas renomados da música popular brasileira, a exemplo de Dominguinhos, Elba Ramalho, Maria Betânia, Carlinhos Brown, entres outros. Um dos seus projetos, “Cantos do Brasil” apresenta a música “Alagoinhas. Rainha das Águas”, composição de sua autoria que coloca a cidade de Alagoinhas em destaque no cenário nacional como uma das cidades mais importantes do país, ao tempo em que revela o amor do cantor pelo município.

Em relação ao título concedido ao homenageado Del Feliz, o ex-vereador José Edésio justificou: “Jovem, brilhante…Um dia ouço nas rádios a música que me comovia falando de Alagoinhas, falava das águas, da riqueza, e aí quem era esse homem? Del Feliz. Del Feliz, o homem que tem mais de cinquenta títulos, em vários países para honrar a gente, levando o nome dessa cidade a uma distância, assim como o site do Alagoinhas Hoje está invadindo o mundo, Del Feliz leva o nome de Alagoinhas através da música. Não obstante a tudo isso ele acabara de receber o título em Paris que Carlinhos Brow recebeu, ele como músico brasileiro também foi homenageado e recebeu. Não orgulha só a Bahia, você também orgulha o Brasil”. O ex-vereador discorreu sobre a importância de preservar a água, e ao final do discurso, orientando a palavra ao homenageado, ressaltou mais uma vez a importância do músico em fortalecer essa riqueza, levando a história da água de Alagoinhas para o mundo.

Foto – Kekeu Barreto