VEREADORES DE ALAGOINHAS REÚNEM COM DIRETORIA DO HOSPITAL REGIONAL DANTAS BIÃO

Atentos às denúncias e queixas da população em relação ao Hospital Regional Dantas Bião, vereadores reuniram na tarde do dia 20 de setembro com a diretoria do Hospital, representada pela Dra. Flávia Barbosa, diretora geral e Francisco Oliveira, diretor administrativo, para tratar de diversas demandas. Participaram da reunião (articulada pelo vereador Francisco Thor de Ninha), o presidente da Casa Legislativa, José Cleto, as veredoras Jaldice Nunes, Juci Cardoso, Luma Menezes, e os vereadores Anselmo Bal, Edy da Saúde, Raimundo Gode, Paulo Codoro, Djalma Bispo, Osmario Carneiro e Juracy Nascimento.

A diretoria apresentou um panorama da realidade deste equipamento de saúde, destacando que atualmente encontra-se com 100% dos leitos de UTI e 95% dos leitos comuns ocupados. Anunciou que em breve será realizada uma reforma que acrescentará mais 10 leitos de UTI e 46 leitos comuns. A principal dificuldade apresentada refere-se, segundo o vereador Thor, à deficiência de atendimento na atenção básica em toda a região (são 36 municípios atendidos), o que acarreta numa sobrecarga de atendimento, uma vez que 70 a 80% correspondem aos atendimentos que poderiam ser realizados em postos e unidades de saúde.

Foram tratados ainda, além das dificuldades de atendimentos, das situações das regulações, ambulâncias, ausência de insumos e soro antiofídico (segundo a diretoria, o Hospital já possui) e materiais básicos.

A fim de tentar minimizar o sofrimento da população, as vereadoras e vereadores de Alagoinhas continuarão na busca de soluções e para isto, os próximos passos serão: a realização de uma reunião com a secretária de saúde do estado, Tereza Paim, que já está sendo articulada pelo presidente da Câmara, José Cleto, posteriormente com a secretária municipal, Laína Passos e haverá ainda um momento que reunirá prefeitos integrantes do Consórcio de Saúde da região do litoral norte e agreste baiano, que é formado por 19 municípios, incluindo Alagoinhas.

Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação – Ascom