AUDIÊNCIA SOBRE SISTEMA PÚBLICO DE TRANSPORTE É REALIZADA NA CÂMARA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS

Em atendimento ao requerimento nº 12/17, de autoria dos vereadores Anderson Baqueiro, Caio Ramos, João Henrique Paolilo, José Cleto e Pastor Lins, foi realizada na última terça-feira (24), uma audiência pública na Casa Legislativa para discutir o sistema de transporte coletivo no município de Alagoinhas.

O presidente Roberto Torres abriu o encontro dando boas vindas a todos os presentes e parabenizando os colegas pela iniciativa, passando a palavra posteriormente ao vereador Anderson Baqueiro, que deu seguimento aos trabalhos.

Na composição da mesa destacaram-se as presenças de: Eustaquio de Jesus, representante do Conselho Municipal do Idoso, Nilton Rodrigues, presidente da UAMA, Genival Cardoso, diretor de transportes da SMTT, Raimundo Estelio, proprietário da empresa Viação Cidade Alagoinhas e presidente do Sindicato de Empresas de Transportes Coletivos e Urbanos de Alagoinhas e Gilberto Alves (popularmente conhecido como Gil Alagoinhas), presidente do Sindicato dos Rodoviários de Alagoinhas.

Gilberto Alves saudou o vereador Roberto Torres, enaltecendo a sua gestão e destacando: “Quero parabenizá-lo por esse feito, a construção desse prédio para que pudesse dar um conforto melhor as pessoas que tem um compromisso com as discussões públicas que por aqui acontecem”.

Entre o público, marcaram presença: presidentes e representações de associações e conselhos, usuários do transporte e empresários do ramo. Vale ressaltar, que o público presente no plenário participou ativamente das discussões, apresentando as suas dificuldades e demandas como usuários do transporte público.  Todos os vereadores compareceram.

Ao início da fala, o vereador Anderson Baqueiro esclareceu: “É a primeira audiência que estamos abrindo no ano de 2017 para tratar do transporte coletivo municipal para que se possa, inclusive, tendo o papel de cada vereador enquanto balizador também das ações do Poder Executivo então, que a Câmara de vereadores possa também atuar enquanto norteadora do Poder Executivo Municipal, e para que a gente possa encaminhar essa ata de discussão da tarde de hoje para a Superintendência Municipal de Transporte, para o Prefeito Municipal e para as outras entidades que estiverem inseridas dentro de todo o sistema de transporte coletivo do município de Alagoinhas”.

O vereador João Henrique justificou a realização da audiência: “É frequente a reclamação da população sobre o reparo e manutenção dos veículos, sobre as tarifas cobradas pelo transporte e por isso essa discussão torna-se importante, para que a gente possa começar a pensar na licitação das linhas de transporte, para oficializar cada empresa de forma correta”.

O vereador Cleto pontuou: “Como representantes da nossa população e diante de tantas críticas que no dia a dia, como muito bem acabou de falar o vereador João Henrique esta casa tem sido provocada com essas críticas por parte da população, aí não vamos ficar com os braços cruzados e não trazer esta discussão.”

O vereador Pastor Lins saudou os componentes da mesa, vereadores e plateia presente, e pontuou: “Diante de algumas falas, inclusive algumas falas de alguns colegas vereadores eu fiquei aqui a me perguntar: Se você tem um conselho, esse conselho as pessoas pensam que às vezes ele tem o poder de deliberar e às vezes até ele delibera. O grande x da questão vereador Baqueiro é que às vezes o conselho delibera, mas quem vai executar o que foi deliberado pelo conselho? Quem vai colocar em prática? Eu acho que aqui que a gente tem se deparado até com alguns questionamentos sobre essa casa. Algumas pessoas pensam que nós temos o poder, a caneta na mão pra fazer determinadas coisas nessa cidade. Vocês não tem ideia de como nós somos cobrados”.

O vereador Caio Ramos destacou: “Eu não tenho dúvidas que os empresários tem se esforçado. Mas nós como vereadores temos que cumprir o nosso papel de fiscalizar e de trazer de alguma forma essa melhoria para a nossa população. Então, não está somente de parabéns os vereadores que propuseram esta audiência, mas toda a casa, toda a Câmara que aprovou esse requerimento.”

Nas considerações finais, o vereador Anderson Baqueiro falou sobre o sistema operacional e estrutural do transporte público, sobre os encaminhamentos propostos no encontro e frisou, em relação à situação do terminal de coletivos: “Alagoinhas precisa, dentro dessa modernização de frota, de integração de linhas, estudo de novas linhas, linhas circulares (que isso tem que ser feito no estudo de viabilidade) e que também possa se pensar, como em outras cidades, que o sistema tenha os seus fins de linha”.

Foto – Kekeu Barreto