PL do Vereador Thor de Ninha institui Dia Municipal da Periferia

O vereador Thor de Ninha, (PT), protocolou na última terça-feira, 8, o Projeto de Lei n.º 065/2022, que institui o Dia Municipal da Periferia.

Segundo o Projeto, fica definido o dia 4 de novembro, no Calendário Oficial do município de Alagoinhas, como o “Dia Municipal da Periferia”.

Thor explicou que a aprovação do Projeto de Lei fortalece a visibilidade da periferia e resgata várias culturas que precisam ser reconhecidas.

“Nosso principal objetivo com a criação deste dia é materializar uma forma de resgate da autoestima e da cidadania das pessoas que residem na periferia da nossa cidade”, pontuou.

Segundo o parlamentar, a ideia é que haja também um evento denominado “Dia Municipal da Periferia” realizado uma vez ao ano, culminando em atividades e eventos de caráter cultural, musical, gastronômico, de lazer, promoção e/ou prevenção a saúde, com a garantia dos direitos da liberdade de expressão e direitos sociais, voltados para todas as idades.

“Uma data comemorativa marca, com uma enorme simbologia, o resgate e a celebração de várias culturas que ali se manifestam e que precisam ser reconhecidas”, finalizou.

A data sugerida no PL, refere-se ao dia 4 de novembro de 1900, quando um delegado da 10ª Circunscrição dialogou com o chefe da Polícia da época, Dr. Enéas Galvão, sobre uma favela, a primeira do Brasil, no Morro da Providência.

Em carta encaminhada ao Prefeito do Rio de Janeiro, foram tratados assuntos concernentes à área geográfica por ela ocupada, a comunidade ali residente e os problemas: social, sanitário, moral e policial. Desde essa época, as comunidades são assim estigmatizadas de forma negativa.

por Mannoel Rosa, Assessoria de Imprensa e Comunicação do parlamentar
(Foto: Jhô Paz)