Memorial do Legislativo é inaugurado na Câmara de Alagoinhas

A inauguração do Memorial do Legislativo, que aconteceu na noite de ontem (20) na Câmara Municipal de Alagoinhas, reuniu diversas lideranças políticas, entra elas o prefeito Joaquim Neto, a secretária de Cultura, Esporte e Turismo Iraci Gama, ex-presidentes da Casa, presidentes e vice-presidentes de Câmaras da região, vereadores, vereadoras, ex-vereadores, ex-vereadoras, secretários, representantes da UNEB, sociedade civil e imprensa. A TV Bandeirantes também marcou presença no evento.

A professora Áurea Pereira, Diretora do Departamento de Linguística, Literatura e Artes – DLLARTES, Campus II da UNEB, apresentou um discurso falando sobre o trabalho desenvolvido pela universidade e o convênio de cooperação técnica, uma parceria entre a Câmara e a UNEB por meio do Departamento de Linguística, Literatura e Artes que tem por objetivo cuidar da manutenção do acervo do Memorial.

O prefeito Joaquim Neto parabenizou o presidente Cleto da Banana pelo novo equipamento, elogiou a estrutura e citou a sua visita recente à Israel, quando teve oportunidade de conhecer o Museu do Holocausto, ressaltando que enquanto este museu trata de tristeza, o Memorial do Legislativo trata de alegria, da memória, da paisagem remota de Alagoinhas: “Fiquei muito impressionado! ”, disse.

O presidente Cleto da Banana, emocionado, falou da sua história de vida e de superação. Citando suas origens, lembrou que do seu pai herdou além dos valores o nome e o ofício de feirante, ressaltando ainda que aprendeu muito com sua mãe que era gari sobre garra e determinação.

Após as falas, todos foram convidados para o descerramento da placa, que apresentou o nome dos 17 vereadores da legislatura atual. A visita guiada, conduzida pelo presidente Cleto da Banana apresentou a galeria dos ex-presidentes e a história da Câmara.

O Memorial foi pensado em três tempos: passado, presente e futuro. Confiram alguns espaços deste equipamento:

Escola do Legislativo: homenageia o vereador Miguel Silva, carinhosamente conhecido como Professor Miguel, que tem seu nome registrado na educação, na política de Alagoinhas e deixou um grande legado. A proposta da escola é promover cursos, oficinas e treinamentos para formação cidadã.

Câmara do Passado: apresenta um imobiliário datado de 1893 ou 1903, utilizado na antiga Câmara e homenageia o ícone da política Rui Barbosa que visitou Alagoinhas em 3 de dezembro de 1919 e disse a frase célebre: “Alagoinhas, Pórtico dos Sertões Baianos”.

Galeria presença feminina na Câmara: retrata a presença das mulheres na Casa Legislativa passando por Áurea Cravo até as vereadoras atuais: Jaldice Nunes, Luma Menezes, Raimunda Florêncio e Juci Cardoso.

Sala do Futuro: espaço amplo climatizado, com um telão em formato de cinema que será utilizado para a exibição de vídeos, documentários e materiais relacionados à memória da cidade.

O Memorial conta ainda com uma moderna tecnologia. Através de um Totem, por exemplo, o visitante pode navegar pela história da Câmara e da cidade. O projeto dispõe de um aplicativo que pode ser baixado no Google Play Store, onde o usuário terá acesso a tudo que acontece na Casa Legislativa.

A visita guiada foi concluída na biblioteca Iraci Gama Santa Luzia, que homenageia a professora considerada por muitos como “a guardiã da história de Alagoinhas”, ao som de pianista Jocemir Sales e Saxofonista: Edivaldo Jorge, momento em que foram recitadas poemas por José Olívio.

Fotos – Jhô Paz