SESSÃO ESPECIAL HOMENAGEIA MULHERES NA CÂMARA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS

Aconteceu na última segunda-feira (31) uma sessão especial em homenagem ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, em atendimento ao requerimento nº 045/17 de autoria do vereador Luciano Almeida, e em cumprimento a lei nacional 12.987/14. A iniciativa de realização envolveu também a AUTRMAA – Associação da União de Terreiros Religiosos de Matriz Africana de Alagoinhas.

O presidente Roberto Torres abriu a sessão, passando a palavra para o vereador Luciano Almeida, que iniciou a sua fala agradecendo a presença de todos e proferiu um discurso sobre a origem da data, contextualizando o dia 25 de julho como um marco internacional da luta e da resistência da mulher negra em relação à opressão de gênero e etnia: “Mulheres negras da diáspora africana celebram a data como símbolo de reunião e de reconhecimento mundial de suas histórias de vida”. O vereador autor falou também da importância de Tereza de Benguela, heroína negra e líder quilombola.

Para compor a mesa, foram convidados: Iraci Gama, Professora e Vice-prefeita, Jucileide Cardoso, Presidente Municipal do Conselho de defesa dos direitos da mulher, Angélica, representante da Federação Nacional do Culto Afro-brasileiro – FENACAB, Marizelia Soares, Diretora de reparação social da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, Silvia Maria, representante da Guarda Municipal, Mãe Adriana, yalorixá, representante dos terreiros de Alagoinhas, Aurenivea Peixoto, 4º BPM, Jucemar dos Santos, representante da Polícia Civil e Luís César, presidente da Associação da União dos terreiros religiosos de Matriz Africana de Alagoinhas.

Composta a mesa, foi executado o Hino Nacional. O vereador ressaltou o comprometimento dos colegas com a causa, afirmando: “Essa casa abraça todos os temas e tem tido aqui uma coesão em torno das políticas públicas e dos assuntos que tratam do bem coletivo.”

O Sr. Luiz César foi convidado pelo vereador Luciano Almeida que o parabenizou por ter abraçado a causa, afirmando que solicitará a todos os parlamentares posteriormente que seja incluído no calendário oficial do município, o dia 25 de julho como o dia municipal da mulher negra afrodescendente da baiana de Acarajé: “A Associação da união dos terreiros religiosos de Matriz Africana de Alagoinhas é a única instituição no município que tem um departamento voltado a políticas para mulheres”, concluiu.

A vice-prefeita proferiu um discurso forte em relação à defesa e ao empoderamento feminino, contextualizando o papel da mulher historicamente e lembrando: “É mais uma oportunidade que temos de nos orgulharmos bastante da condição feminina porque nós sentimos a cada dia que essa condição vem sendo respeitada e trabalhada especialmente pela própria mulher…Nós temos hoje uma quantidade enorme de campanhas sendo realizadas por todo o país e pelo mundo em defesa dos direitos da mulher pelo fato de haver ainda um grande índice de violência que todos temos a obrigação de combater. O que me traz satisfação é sentir que também, cada vez mais, um número maior de mulheres se insurge contra isso, traz a sua voz para combater esse desmantelo social.”

Jucileide Cardoso agradeceu a oportunidade de participar da sessão, e se colocou à disposição para caminhar na luta em defesa dos direitos da mulher. “Nós, mulheres, somos a maioria da população e nós, mulheres negras, somos a maior parcela desta maioria, naturalmente estamos no topo da vulnerabilidade social e também da violência”…“Vamos começar uma ação em prol da estruturação da DEAM…eu espero contar com esta Casa para a gente sensibilizar o governo do estado para que faça um papel que é dele, de estruturar corretamente aquele equipamento necessário para o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência a mulher na cidade.”

A Capitã Aurenivea parabenizou todas as mulheres negras e demonstrou na sua fala que a presença do 4º BPM é uma forma de sinalizar que a corporação está atenta a realidade social da cidade de Alagoinhas, ao tempo que colocou o Batalhão à disposição para apoiar no que for necessário na formação de uma rede de enfrentamento aos problemas relacionados à mulher. As demais integrantes da mesa proferiram palavras de incentivo às mulheres, ressaltando o momento especial promovido pela Sessão, e trazendo as suas experiências como mulheres e representantes de entidades.

Os vereadores presentes elogiaram a atitude do vereador Luciano Almeida e proferiram palavras de apoio à causa. Na ocasião, os grupos Pérola Negra e Elite’s Dance fizeram uma apresentação de dança e Luciana Mendes recitou um poema de sua autoria.

Foram homenageadas: Aurenivea Coelho, Nailza dos Santos, Fátima Berenice, Angélica, Ronize Marques, Rosana, Mãe Rosa, Karine Santos, Lindiara Batista, Juci Cardoso, Leninha Melo, Maria Jucemar, Maria do Carmo, Beni, Marizelia, Ana Rita Araújo, Iguseara Reis, Silvia, Professora Iraci Gama.

Na oportunidade, o vereador Luciano Almeida anunciou que no próximo ano destinará parte da sua emenda individual para a realização de ações destinadas à valorização da mulher.

Ao final, o vereador Luciano Almeida agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão.