AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA É REALIZADA NA CÂMARA DE ALAGOINHAS

Foi realizada no dia 25 de abril na Câmara Municipal de Alagoinhas uma Audiência Pública com o tema: Acessibilidade e direitos da pessoa com deficiência, proposta pelo vereador Francisco Thor de Ninha.

O presidente Cleto da Banana abriu a audiência e ressaltou: “A luta pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência é – e deve ser – a luta de todos nós, de forma inclusiva, reconhecendo seus direitos e, mais do que isso, nos perfilando a favor de suas reivindicações, justas, legítimas e que não admitem qualquer tipo de contestação”.

O vereador Thor de Ninha falou dos avanços em relação aos direitos, ressaltando a participação dos colegas parlamentares no processo e sinalizou os desafios e dificuldades que a pessoa com deficiência tem enfrentando na cidade de Alagoinhas.

Compuseram a mesa: Maria Emília Libório, Diretora do AMEEI (Núcleo de Atendimento multidisciplinar Educacional Especializado em Inclusão), Elimar Pereira Reis (MC Mamá), Presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de Alagoinhas, Luza Nonato, Conselho de Defesa da Pessoa com Deficiência de Alagoinhas, Cassiano Benevides, presidente da APLB Sindicatos, Edvan Souza, coordenador de diversidade social, Tenente Cruz, diretor de transporte SMTT, Jane Ander, Diretora da Associação Pestalozzi.

Na oportunidade, foram abordados e discutidos artigos do Projeto de Lei 061/22 que institui a Política Municipal de Acessibilidade.

Houve ainda a participação do musicista Diego Reis, que tocou a música “Mais Feliz”, de Adriana Calcanhoto. Marcaram presença no plenário da Casa Legislativa representações de associações, conselho secretarias, sindicatos, estudantes e professores.

“Nessa audiência nós vimos a necessidade de construir leis e normas que possam garantir o direito à cidade para as pessoas com deficiência. Percebemos claramente a mudança de paradigma. Hoje as pessoas com deficiência são os atores principais da sua própria luta por respeito e para que as políticas públicas tenham orçamento garantido. Essa é uma luta de todos e de todas”, destacou o vereador autor Francisco Thor de Ninha.

Para assistir a audiência acesse o canal TV Câmara Alagoinhas clicando no link:

https://www.youtube.com/watch?v=mqi-HiZDD2A

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Fotos – Jhô Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =

Ouvidoria

Horários de funcionamento.
Segunda à quinta-feira: 08h às 13h, 14h às 17h. Sexta: 8h às 13h
perm_phone_msg (75) 3318-3319

Onde Estamos?