Sessão Especial homenageia catadoras e catadores de materiais recicláveis de Alagoinhas

Aconteceu na última sexta-feira (27), na Câmara Municipal de Alagoinhas, uma sessão especial em alusão ao Dia do catador de material reciclável, fruto de requerimento de autoria do vereador Cleto da Banana. O evento reuniu representações da categoria, autoridades, vereadoras e vereadores.

Ao iniciar a sessão, o presidente da Casa Legislativa destacou: “Eu quero dizer da importância que é o resultado do trabalho que realizam para todos nós, moradores do município de Alagoinhas: um trabalho que promove, saúde e preserva o nosso meio ambiente. Assim, pela busca da valorização de todos que o desempenham estamos hoje aqui para aplaudir cada uma das senhoras e senhores que neste momento estão à nossa frente”.

Compuseram a mesa, além do autor: Secretário de Serviços Públicos e vice-prefeito Roberto Torres, Secretário de Meio ambiente e desenvolvimento Econômico, Bruno Fagundes, Presidente da Associação Baiana de Reciclagem (ABR), José Domingos Conceição Santos, Presidenta e sócia fundadora da Cooperativa Coral, Rosa Meire de Queiroz , Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ênio Esteban, Coordenador do Projeto Alagoinhas Sustentável, Denilton Salomão, Presidente da Cooper Evangélicos, José Antônio e representando o 4º BPM, Tenente Marta.

Na ocasião, aconteceu a apresentação musical de Anderson Xará, que cantou o Hino Nacional do Movimento dos Catadores, entoado pelos presentes no plenário.

Rosa Meire apresentou uma palestra com o tema: “O protagonismo dos recicladores e recicladoras na geração de renda, promoção de saúde e do meio ambiente” e trouxe à tona na sua fala a história da Cooperativa Coral desde a sua fundação, citando o momento em que foram convidados para representar Alagoinhas no Movimento Nacional dos Catadores, no ano de 2004: “Não tenho leitura, não tenho nenhuma formação de faculdade, mas lá eu estava brigando pela minha cidade. Aprendi que a gente não vive só”.


Houve ainda um momento de homenagens em agradecimento às catadoras e catadores pela promoção da saúde e cuidado com o meio ambiente, oportunidade em que foram convidados o Presidente da Associação Baiana de Reciclagem, a Presidenta da Cooperativa Coral e o Presidente da Cooper Evangélicos, uma homenagem estendida a cada reciclador e recicladora pela relevante contribuição dos trabalhos prestados aos moradores e à cidade de Alagoinhas.

Ao final, Cleto da Banana parabenizou e concluiu: “Os nossos agradecimentos especiais aos catadores de materiais recicláveis que têm contribuído com a árdua tarefa que escolheram, árdua porém nobre tarefa que cada uma das senhoras, cada um dos senhores escolheu para exercer como atividade e que através dela, consegue tirar o sustento para manter as suas famílias”.

Para assistir na integra a sessão clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=gZIPMOyHzvU

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Jhô Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 1 =

Ouvidoria

Horários de funcionamento.
Segunda à quinta-feira: 08h às 13h, 14h às 17h. Sexta: 8h às 13h
perm_phone_msg (75) 3318-3319

Onde Estamos?