Vereadora Jaldice Nunes destaca problemas de insalubridade e abastecimento de água em Alagoinhas

Na sessão realizada nesta terça-feira (17), a vereadora Jaldice Nunes trouxe à tribuna denúncias relacionadas à infraestrutura urbana e à qualidade de vida em diferentes comunidades de Alagoinhas, com destaque para problemas de insalubridade e abastecimento de água.

A parlamentar relatou que esteve em uma das travessas do bairro de Alagoinhas Velha, onde encontrou um cenário preocupante, com esgoto a céu aberto, mau cheiro intenso e condições insalubres para os moradores. Segundo ela, a situação tem impactado diretamente a rotina das famílias, especialmente de crianças.

“Uma mãe, com quatro filhos, relatou que vive com as crianças praticamente trancadas dentro de casa, por conta da situação em frente à residência. Ela me pediu que trouxesse essa situação até esta Casa”, destacou a vereadora.

Ainda durante o pronunciamento, Jaldice chamou atenção para a crise no abastecimento de água em comunidades como o Buri, mesmo após a instalação de um poço com energia solar na localidade do Jacaré, que teria capacidade para atender a região. A vereadora apontou também dificuldades enfrentadas por moradores de áreas como Jorge Amado (Papelão), Mangueiras e Reserva das Palmeiras, onde, segundo relatos, a população tem sido orientada a manter reservatórios próprios.

“O que precisamos é de uma fiscalização mais rigorosa no momento da liberação dessas obras, observando se os empreendimentos estão sendo entregues com o mínimo de estrutura e dignidade para o morador”, afirmou.

O vereador José Edésio contribuiu com o debate ao destacar o crescimento urbano de Alagoinhas e a necessidade de atualização das normas municipais, especialmente no que diz respeito aos novos empreendimentos habitacionais. Segundo ele, a Câmara pode avançar na criação de mecanismos que garantam melhores condições para a população.

“Podemos buscar uma emenda ao Código de Posturas do Município, estabelecendo que todo conjunto habitacional – seja popular ou não -, ao ser entregue, tenha a obrigatoriedade de incluir reservatórios de água em cada unidade habitacional”, afirmou.

Infraestrutura

Durante a discussão, a vereadora Juci Cardoso reforçou a necessidade de maior planejamento por parte do Executivo, destacando que muitas demandas já deveriam estar sendo acompanhadas pela gestão municipal, sem a necessidade de intervenção legislativa.

“Atualmente, há dois trechos com acúmulo de areia onde os ônibus escolares ficam atolados. Isso pode impedir que crianças frequentem a escola. Precisamos resolver essa situação com urgência, garantindo o direito de mobilidade e, principalmente, o acesso à educação dessas comunidades”, pontuou.

Juci também alertou para os impactos das chuvas em diversas regiões da cidade, citando como exemplo a situação da Rua Santa Bárbara, no bairro Jardim Petrolar, que, segundo ela, apresenta riscos à população e demanda intervenção imediata.

Ao final, Jaldice Nunes fez um reconhecimento à atuação fiscalizadora do vereador Luciano Almeida e o convidou para acompanhar de perto a realidade enfrentada pelos moradores da comunidade visitada.

“Quero convidá-lo para que possamos ir juntos até essa comunidade, para que conheça de perto essa realidade”, concluiu.

Para assistir a sessão na íntegra, clique abaixo:

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Fotos – Jhô Paz

Acesso Rápido