Abertura da Semana da Pessoa com Deficiência é realizada na Câmara Municipal

Aconteceu segunda-feira (28), na Câmara Municipal, a abertura da semana da pessoa com deficiência com o tema: “Conectar espaços de aprendizagem para construir inclusão”, evento que reuniu diversas entidades sociais de Alagoinhas, entre elas a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Alagoinhas (AMA), APCDAA, Associação Pestalozzi de Alagoinhas, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Centro de Atendimento Multidisciplinar Educacional Especializado em Inclusão (AMEEI).

A primeira mesa foi composta, além do vereador Luciano Almeida, autor da proposta para realização da audiência pública, por Maiara Pinto, presidente da AMA, Hilton Lima, presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Jane Ander, presidente da Pestalozzi, Ruidinaldo da Costa, secretário de municipal de Assistência Social, Gustavo Carmo, secretário de Educação, Jailda Argolo, presidente APAE, Clarissa Gomes, presidente APCDAA, Euler Fonseca, representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, e Josemar Dias,  da SMTT.

A segunda mesa foi formada por representações das instituições: Lilian Miranda, AMA, Dilson Brandão, APCDAA, Rubenito Amorin, Associação Pestalozzi, Wilian Ferreira, APAE, e Jamison Sena, AMEEI.

O presidente Cleto da Banana destacou: “É de inclusão que precisamos falar e, mais do que apenas falar, agir para que cada vez mais tenhamos uma cidade inclusiva, acessível e que coloque em prática políticas públicas que garantam os direitos das pessoas com deficiência, cidadãs e cidadãos que não podem e nem devem ser invisibilizados socialmente”.

Uma das bandeiras defendidas pelo mandato do vereador Luciano Almeida refere-se à luta em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, com um trabalho reconhecido por instituições sociais do município.

Durante o pronunciamento, o vereador ressaltou a importância da semana: “É uma semana em que faremos um chamamento para a sociedade e o poder público para que possam voltar-se para o cumprimento dos direitos que foram estabelecidos através da Constituição, das leis federais, das leis estaduais e municipais, que precisam ser cumpridas.”

Na ocasião, houve apresentações de dança da APAE, de música da Associação Pestalozzi, do vídeo e depoimento da estudante de psicologia Mirela, que tratou das dificuldades encontradas por ela e sua família em relação à acessibilidade da pessoa com deficiência e ainda uma palestra ministrada por Jecilene Rezende, professora da rede estadual, mãe de adolescente de 16 anos, socia-fundadora e vice-presidente da AMA Alagoinhas e ativista da causa do autismo. Jecilene trouxe à tona discussões sobre o tema: “Mãe atípica: superpoderes ou sobrecarregadas?”.

Assista a audiência na íntegra pelo canal do YouTube TV Câmara Alagoinhas através do link: https://www.youtube.com/watch?v=gYnvcwWHtgE

Fonte: Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Fotos – Jhô Paz