ABERTURA DA SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA É REALIZADA NA CÂMARA DE VEREADORES

Aconteceu na Câmara Municipal de Alagoinhas, no dia 21 de agosto a Abertura da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, uma iniciativa do vereador Luciano Almeida em parceria com as diversas instituições que lutam por essa causa.

Compuseram a mesa: Daniel Paixão e Antônio Francisco Neto, representando a Associação Pestalozzi de Alagoinhas; Diego Carmo e Patrícia Ferreira; representando a APAE. O cerimonial foi conduzido por André Domingos, aluno da Pestalozzi. Daniel Paixão falou com entusiasmo sobre a sua história e os aprendizados adquiridos na Associação agradecendo aos professores e todos que contribuem para o seu crescimento pessoal.

Patrícia Ferreira, aluna da APAE, agradeceu ao vereador Luciano Almeida e chamou atenção sobre a necessidade de compreensão, apoio e cuidado: “Mãe que têm seus filhos com deficiência: dê muita atenção à eles porque a gente necessita muito, e os filhos também têm que aprender a obedecer as mães com jeito porque não é nada fácil pra elas.”

Um dos alunos da Pestalozzi, presente no plenário, falou da dificuldade que os deficientes enfrentam em relação à estágios e a inserção no mercado de trabalho, e fez um apelo às empresas para que facilitem o acesso desse público.

Durante o evento, foi realizada uma apresentação do grupo de dança formado pelos alunos das duas instituições, sob a orientação do Professor Eloy Rodrigues. Compareceram ao evento, além dos representantes das entidades, o professor Fabricio Faro e o secretário de educação Jean Mutti.

O vereador Luciano Almeida citou diversas ações que estão sendo realizadas em relação à garantia dos direitos das pessoas com deficiência, ressaltando que não se restringem apenas à Semana da Pessoa com Deficiência, e pontuou: “O time da inclusão e o nosso mandato não estão voltados para uma data especifica. Nós temos feito algumas discussões durante o ano buscando projetos de lei como foi dito aqui…Criamos a Semana Municipal para que se torne uma política pública e quando o nosso mandato passar, quando a gestão passar, se for renovada a Câmara de Vereadores para que as entidades, o conselho, as associações cobrem do município que seja realizada.”

Foto – Kekeu Barreto