Acervo do radialista e jornalista Antônio Pondé foi doado à Câmara Municipal de Alagoinhas

Em um encontro marcado pela emoção, a professora Nancy Vieira Meirelles Pondé, viúva do funcionário do Banco do Brasil, jornalista e radialista Antônio Pondé, doou o acervo do profissional à Câmara Municipal. que passará a compor o memorial do legislativo municipal.  O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (14) no gabinete da presidência.

Antônio Pondé militou na imprensa de Alagoinhas de 1964 a 1971, tendo fundado a revistinha Cometa e o jornal 2001, intitulado “o pequeno grande jornal”.

Os dois veículos circularam no final da década de 60 e no início dos anos 70. Antes, Antônio Pondé trabalhou no mais importante serviço de som de Alagoinhas – ORGANPUBLIC – ao lado de Belmiro Deusdete. Atuou também na Rádio Emissora de Alagoinhas nas funções de disk jockey e de locutor esportivo. Em outra atividade, foi professor de inglês.

“Alagoinhas merece, porque é a minha terra de nascimento, amo minha terra, tenho muitas raízes aqui, e a cidade abraçou meu marido como filho dela e ele também amou Alagoinhas. Em 1964, ele veio trabalhar aqui no Banco do Brasil e se encantou pela cidade”, afirmou a professora em tom emocionado.

Segundo ela, Pondé e seus amigos do Banco do Brasil, todos muito jovens, começaram a se envolver com a vida da cidade, querendo fazer algo por Alagoinhas e assim fizeram. “Organizaram festas, Pondé criou revista e jornal, realizaram sorteios de carros na praça Graciliano de Freitas, enfim, a cidade ganhou uma nova vida social e cultural”, salientou Nancy Pondé.

Em 1971, Antônio Pondé foi transferido para uma agência do Banco do Brasil de Salvador e encerrou sua trajetória profissional em Alagoinhas, após uma carreira que deixou marcas positivas na imprensa local. Pondé foi um dos fundadores da Associação de Futebol de Mesa de Alagoinhas (AFMA) e do Alagoinhas Atlético Clube.

O vereador Cleto da Banana, presidente do legislativo, agradeceu o gesto da professora Nancy Pondé e afirmou que acervo integrará o memorial da Câmara Municipal. “É um momento de emoção para todos nós e só temos que agradecer por sua disponibilidade e apoio à preservação de parte importante da memória da imprensa de Alagoinhas”, afirmou, acrescentando “que todo o material recebido terá os devidos cuidados para sua preservação e disponibilização para as atuais e futuras gerações de alagoinhenses”.

Acervo

O acervo de Antônio Pondé entregue à Câmara Municipal é composto por exemplares originais do jornal 2001 e da revistinha Cometa, além de fotografias do profissional e de eventos organizados por ele.

Uma das fotos registra o jogo entre Corinthians e Alagoinhas Atlético Clube na inauguração do estádio Carneirão.

O jornalista Belmiro Deusdete, amigo de Antônio Pondé, foi ao articulador da doação do acervo do colega de imprensa e do Banco do Brasil e desde o início contou com a entusiasmo da professora Nancy Pondé.

Antônio Pondé nasceu em Nazaré das Farinhas. Morreu em 1998 em Salvador com 56 anos.

Foto – Jhô Paz