ACONTECE NA CÂMARA

Em atendimento ao requerimento nº 005/2020, proposto e aprovado pelos vereadores na última sessão ordinária, compareceu à Câmara Municipal de Alagoinhas nesta quinta-feira (23) para prestar esclarecimentos acerca da atenção básica do município e ações desenvolvidas pelo executivo no que se refere ao combate ao COVID-19, a Secretária Municipal de Saúde, Sra. Maria Rosania de Souza Rabelo.

Acompanhada de alguns profissionais da sua equipe técnica, foi apresentado na ocasião pelo diretor de planejamento da SESAU, Edlam Souza, o Plano Municipal de contingência para o enfrentamento da infecção humana pelo coronavírus, no qual foram esclarecidas questões acerca de: procedimentos adotados pela secretaria, tipos de testes e indicação de pessoas que podem e devem realizá-los, funcionamento dos serviços de saúde nesse período de pandemia, modificações adotadas pela SAMU (a exemplo da utilização dos EPIs, higienização das unidades móveis), entre outras.

A secretária ressaltou que muitas medidas estão sendo tomadas com base nas orientações do Ministério da Saúde, e que as estratégias adotadas sofrem mudanças constantemente de acordo com o perfil epidemiológico.

Os parlamentares dirimiram suas dúvidas e entre as falas, o vereador Anderson Baqueiro chamou a atenção em relação às demais situações enfrentadas pela população na área da saúde, pontuando que não se restringem ao COVID 19, e sobre como se dará a fiscalização do decreto de reabertura do comércio. O vereador Thor de Ninha questionou sobre a garantia de que a reabertura do comércio não irá estrangular o sistema de saúde do município. O vereador Jorge da Farinha afirmou sentir falta das barreiras nas entradas da cidade.

Constou no expediente e foi lido o Projeto de Lei nº 015/2020, de autoria do vereador Thor de Ninha que altera e dá nova redação ao artigo 52, da Lei nº 2.209/2013, e algumas indicações para serem encaminhadas ao executivo. O conteúdo das indicações serão disponibilizados no site oficial da Casa Legislativa, através do link: http://camaradealagoinhas.ba.gov.br/proposicoes/

Ao final do encontro, foi apresentado o plano de utilização do recurso de 2 milhões e duzentos mil reais destinado pelos vereadores através de emendas para medidas urgentes de combate ao coronavírus.

A próxima sessão será realizada no dia 28 de abril (terça-feira) no horário regimental, às 15h.

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 8 =

Ouvidoria

Horários de funcionamento.
Segunda à quinta-feira: 08h às 13h, 14h às 17h. Sexta: 8h às 13h
perm_phone_msg (75) 3318-3319

Onde Estamos?