ACONTECE NA CÂMARA

Na sessão ordinária realizada no dia 16 de novembro, em atendimento à solicitação das vereadoras e vereadores por meio do requerimento nº 056/2021, compareceu à Casa Legislativa a secretária de saúde, Laína Passos, que apresentou um relatório situacional da saúde em relação às questões de credenciamento, marcação de exames e especialidades, CAPS, SAMU, cirurgias eletivas e ações de saúde preventivas.

A secretária apresentou dados referentes à rede de atenção da saúde municipal própria, à exemplo das Unidades Básicas de Saúde, e credenciada, à exemplo do Hospital Regional Dantas Bião e a Policlínica. Discorreu ainda sobre a gestão financeira da saúde (principais receitas e despesas), esclarecendo que só a despesa mensal com folha de pessoal representa mais de 70% da receita mensal, entre efetivos, contratados, cargos, credenciamento, terceirizados e obrigações patronais.

Os vereadores participaram ativamente com diversas indagações em relação aos principais problemas vividos e dificuldades encontradas pela população para o acesso à saúde, assim como buscaram informações sobre os contratos firmados pela secretaria. Para conferir todos os questionamentos, informamos que a gravação está disponível na íntegra através do link: https://youtu.be/yNbmFcyHmOQ

Na ocasião, constaram no expediente e foram lidos:

– Projeto de lei nº 088/2021, de autoria da vereadora Juci Cardoso, que considera de utilidade pública o Lar Substituto Lindaura Plácido Carvalho, com sede em Alagoinhas.

– Requerimento nº 083/2021, de autoria dos parlamentares, solicitando a formação de uma Comissão Especial com a finalidade de fiscalizar a aplicação dos recursos do empréstimo solicitado pelo Poder Executivo e autorizado pela Casa Legislativa, até o valor de R$ 49.900.000,00 (quarenta e nove milhões e novecentos mil reais).

– Requerimento nº 084/2021, de autoria do vereador Professor Arão e subscrito por oito (08) vereadores, solicitando que seja encaminhada correspondência ao Sr. Albino Leite, Presidente do Alagoinhas Atlético Clube, convidando-o a comparecer à Câmara a fim de prestar esclarecimento acerca da compra da sede do Alagoinhas Atlético Clube em nova área e construção com saldo remanescente, conforme a Lei nº 2.538/2021 de 08 de abril de 2021.

– Moção de Pesar pelo falecimento de João Paulo Santos de Santana, popularmente conhecido como João Isidoro, ocorrido no dia 11 de novembro de 2021, de autoria da vereadora Luma Menezes e subscrita pela maioria dos vereadores.

– Indicação nº 261/2021, de autoria do vereador Francisco Thor de Ninha, solicitando urgência na criação de uma Comissão Multissetorial, com representações do Executivo, do Legislativo e das comunidades impactadas pela possível privatização da Petrobrás a fim de garantir o efetivo acompanhamento do processo.

A próxima sessão ordinária será realizada no dia 18 de novembro no horário regimental.

Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação – Ascom
Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Jhô Paz


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 16 =

Ouvidoria

perm_phone_msg (75) 3318-3319
Horários de funcionamento. Segunda à quinta-feira: 08h às 13h, 14h às 17h. Sexta: 8h às 13h