ACONTECE NA CÂMARA

Na última terça-feira (03), foi realizada uma sessão ordinária que teve entre os temas discutidos, a chegada do Outubro Rosa, uma campanha que tem como principal objetivo chamar a atenção das mulheres e da sociedade para a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Como representação feminina do legislativo, a vereadora Raimunda Florêncio falou da sua preocupação em relação à realização de exames de mamografia para diferentes faixas etárias, e solicitou que a Comissão de Saúde, junto aos vereadores (se colocando também à disposição), fiscalizasse a realização do exame no município.

O vereador Luciano Almeida trouxe o caso de uma jovem de vinte e três anos que foi diagnosticada com a doença e se recuperou através de um tratamento no Hospital Aristides Maltez, apontando que infelizmente nem todas as mulheres, muitas vezes por falta de conhecimento ou prevenção, tem a mesma sorte.

O presidente Roberto Torres falou sobre a importância da discussão acerca do tema, mencionou a emenda destinada pelo Deputado Federal Jean Wyllys para a aquisição de um mamógrafo, e sugeriu: “Tem uma emenda do deputado para o município comprar. Vamos aguardar que se concretize, porque caso não aconteça iremos nos reunir para colocar uma emenda coletiva para comprar um. Uma emenda dos vereadores. Nós podemos discutir”.

O Sr. José Luiz de Oliveira – Presidente da Associação Comunitária do Bairro do Barreiro fez uso da tribuna popular para fazer um relato das ações de sua gestão à frente da associação, entre elas, a catalogação das ruas do bairro, assim como apresentar as suas solicitações, através de um mapeamento de necessidades como o tapa-buraco, pavimentação, esgotamento sanitário, as melhorias de ruas, entre outras.

Para apreciação dos parlamentares, entraram na pauta um requerimento e uma moção de louvor a aplausos de autoria do vereador Luciano Sérgio, que solicitou a realização de uma Sessão Especial em homenagem aos alunos do 4° ano do Curso de Técnico em Segurança do Trabalho (Colégio Estadual Deputado Luiz Eduardo Magalhães) pela conquista do 1° lugar no Movimento Científico Norte e Nordeste (MOCINN) e uma Moção às alunas Érica Almeida e Rebeca Silveira, assim como à sua orientadora pela conquista do prêmio.

De autoria do vereador Luciano Almeida, foi apresentado um requerimento solicitando que sejam convidados os secretários Harnoldo Azi (Serviços públicos) e Daniel Grave (Fazenda) para que compareçam à Casa Legislativa a fim de tratar sobre a CIP (Contribuição de Custeio do Serviço de Iluminação Pública).

O vereador Juracy Nascimento, durante a sua fala, parabenizou o Prefeito Joaquim Neto e o ouvidor do município David Ribeiro pela terceira edição do projeto “Ouvidoria nos bairros” que aconteceu no Teresópolis, onde, segundo o vereador, foram prestados mais de quatrocentos atendimentos. Na ocasião, convidou os colegas para participarem do projeto, destacando: “É um projeto de cunho social e eu não vejo porque não ter a presença dos vereadores ainda que não sejam da base para poder ver de perto as ações do nosso governo, que tem se preocupado com os bairros mais distantes do centro”.

O vereador Raimundo (Gode) solicitou aos colegas Thor de Ninha e Luciano Sérgio que busquem o apoio do Deputado Estadual Joseildo Ramos para interceder sobre a estrada que liga Alagoinhas à Pojuca, e parabenizou o vereador Pastor Lins pela coragem na luta para a reabertura do Tiro de Guerra.

O vereador Edilson (Duy do Frango) teceu elogios ao governo se referindo, principalmente às obras realizadas, pontuando: “Hoje se cada um de vocês, se a gente parar para olhar a nossa cidade de Alagoinhas, os quatro cantos está em obra…Eu tenho certeza absoluta, independente de ser vereador da base ou não que o nosso prefeito está trabalhando…Criticar é fácil, agora fazer eu acho que é um pouco difícil…Antes de criticar é preciso observar direito o que o Prefeito está fazendo.”

Ao final da sessão, o Presidente convocou os vereadores e convidou todos os presentes para a próxima, que será realizada na próxima quinta-feira (05 de outubro) às 15h.

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas
Foto – Kekeu Barreto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + sete =

Ouvidoria

Horários de funcionamento.
Segunda à quinta-feira: 08h às 13h, 14h às 17h. Sexta: 8h às 13h
perm_phone_msg (75) 3318-3319

Onde Estamos?