ACONTECE NA CÂMARA

Durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Alagoinhas ontem (03), utilizou o espaço da tribuna popular Juanil Santos, Chefe de Cartório da 163ª Zona, que foi agradecer por ter sido escolhido como um dos homenageados na Sessão Solene que concedeu a Medalha Zumbi dos Palmares, realizada na última sexta-feira na Casa Legislativa. “Na verdade, é uma luta diuturna que todos nos da sociedade devemos ter para haver essa reparação do povo negro porque eu me considero negro! Infelizmente, nem todos têm a mesma oportunidade de evoluir exatamente porque foram vilipendiados dos seus direitos. Com isso, devemos remontar um pouco a história.“

A vereadora Juci Cardoso, sobre a sessão solene e a fala do Chefe do Cartório, ressaltou: “No sábado pela manhã, após a sessão, nós ouvíamos uma professora, na 93, no Programa A Voz do Povo, fazer uma entrada ao vivo para dizer uma série de absurdos sobre a sessão que aconteceu na sexta-feira pela passagem do Dia da Consciência Negra. Ela dizia que faltava liga com o povo, que assistia, em tom bem jocoso, a uma sessão de entrega, de comanda, um absurdo segundo ela feito de forma apressada, ligando pedindo para as pessoas de última hora indicarem pessoas, sem nenhuma liga com o povo, lendo o currículo apressado e várias outras críticas daqueles que não conseguem entender o seu lugar de privilégio e de não negro, que é o caso dela! Porque acha que ainda hoje pode dizer aos negros e a uma parlamentar negra como é que se organiza e como é que se faz uma sessão. Porque o povo foi convidado aqui e esteve aqui, lotando as galerias dessa Casa. Nós tivemos aqui na última semana quase 400 pessoas e a professora disse que não tinha um povo. Quem era então que estava aqui?”

A vereadora Jaldice Nunes, complementando, pontuou: “Eu quero aproveitar o momento para parabenizar a vereadora Juci Cardoso pela brilhante sessão que tivemos na última sexta-feira. Eu pude homenagear Luciano. Luciano um jovem negro, ele que ministra vários cursos nas comunidades carentes para que através desses treinamentos, através desses cursos, as pessoas possam empreender na área da gastronomia e ele ficou apaixonado, encantado, supervalorizado, agradecido, com a autoestima lá em cima. Até porque ele nunca tinha sido homenageado em toda a vida. Luciano chorava do início ao fim. Então, por isso eu quero parabenizar não só a assessoria da vereadora, mas também toda a assessoria, todos os funcionários desta casa. Foi uma sessão maravilhosa”.

A vereadora Luma Menezes destacou: “Nessa tarde eu gostaria de falar a respeito dessa notícia que a gente acaba de receber do Ministério Público. Nós fizemos a leitura no expediente do ofício circular que a 5ª Promotoria encaminhou para nós aqui nessa Casa e para falar sobre isso eu gostaria de fazer uma breve retrospectiva do quanto essa Casa se empenhou ao longo desse mandato para garantir que nós pudéssemos avançar para as politicas públicas voltadas para os animais. A gente recebe nessa tarde um ofício informando que o Ministério Publico entrou com uma ação civil pública contra o município de Alagoinhas a respeito da ausência de atendimento de urgência e emergência para animais aqui na nossa cidade”.

Foram lidos e constaram no expediente, os projetos:

– Projeto de Lei Nº 065/2024, de autoria da vereadora Jaldice Nunes, que institui o Dia municipal do garçom e da garçonete, e dá outras providências.

– Projeto de Lei Nº 069/2024, de autoria da vereadora Juci Cardoso, que institui o Dia municipal da baiana de acarajé.

Para assistir a sessão na íntegra clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=3ezcDO3y2O0&t=3110s

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas
Foto – Jhô Paz

Acesso Rápido