ACONTECE NA CÂMARA

Na sessão ordinária realizada na última terça-feira (20), foram aprovados os requerimentos: solicitando que seja cumprida a resolução nº 272/07, que institui Sessão Especial Anual para discutir a Campanha da Fraternidade, que este ano traz como tema: “Fraternidade e a Superação da Violência”, e como lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt. 23,8), de autoria do vereador Luciano Sérgio, e um requerimento solicitando que seja cumprida a resolução nº 133/84, que institui Sessão Solene em comemoração a passagem do Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 08 de março do corrente ano, de autoria do vereador Luciano Sérgio e da vereadora Raimunda Florêncio.

Na ocasião, foram apresentados e lidos dois projetos de lei, a seguir: Projeto de Lei nº 003/2018, de autoria do vereador Ozeas Menezes, que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação dos nomes dos profissionais da área de saúde nos postos de saúde e clínicas da rede municipal, e o Projeto de Lei nº 004/2018, de autoria do vereador Thor de Ninha, que dispõe sobre a necessidade de apresentação da caderneta de vacinação no ato da matrícula em creches e escolas das redes de ensino público e privado de Alagoinhas e dá outras providências.

O Sr. Nilton Rodrigues, presidente da União das Associações de Moradores de Alagoinhas (UAMA) usou a Tribuna Popular para prestar contas das arrecadações da Campanha do Idoso, anunciada pelo mesmo em dezembro do ano passado na Casa Legislativa. O presidente listou os materiais arrecadados e o nome dos lares que receberam as doações, ao tempo que agradeceu aos vereadores e todas as pessoas que se solidarizaram com a causa, afirmando que no mês de junho deste ano será lançada uma nova campanha para o mesmo público.

Na oportunidade, o presidente Roberto Torres destacou e parabenizou o Sr. Nilton pela iniciativa e pela presença constante nas sessões da Câmara. Sobre o pronunciamento do Sr. Nilton, o vereador Luciano Sérgio pontuou: “As pessoas ainda não acreditam que vão envelhecer e que vão enfrentar as dificuldades da velhice, inclusive a dificuldade de não ser assistido com a própria família. Então, quando a UAMA faz uma campanha como essa não é o que a UAMA arrecadou ou o que entregou que é o mais importante, o mais importante é o olhar, a sensibilidade da instituição para uma realidade que às vezes tenho a impressão que é invisível”.

Durante o pronunciamento dos parlamentares, o vereador Noberto Alves (Bebé) destacou a realização do V Campeonato de Futebol acontecido no Distrito de Riacho da Guia, cuja final foi realizada no último domingo: “Uma festa muito bonita com a presença de grandes lideranças….Precisamos cada vez mais estarmos unidos dando apoio ao futebol amador. Eu tenho me empenhado o máximo para estar contribuindo”.

O vereador agradeceu a presença e a colaboração de todos os parceiros e o apoio da Prefeitura Municipal, através da SECET, falando também da sua contribuição por meio da destinação de parte do recurso da sua emenda individual, ressaltando também o compromisso dos colegas vereadores com a causa: “Eu não tenho dúvidas que esta casa está comprometida também com o esporte amador da nossa cidade”.

O vereador Jorge da Farinha parabenizou a iniciativa do colega Bebé, lembrando a importância do Campeonato realizado no Riacho, onde segundo ele, circularam no distrito aproximadamente 1.000 pessoas: “Ali de fato a gente vê que ao invés dos jovens de 18, 20, 22 anos estarem fazendo coisas erradas, estavam lá jogando, assistindo o jogo, dando apoio. Então isso é muito importante. Às vezes algumas pessoas falam: Por que o Prefeito apoia esporte? Apoia algumas festas? Mas, eu tenho certeza que esporte também é vida”.

O vereador Pastor Lins tratou da situação do aterro sanitário de Alagoinhas, relatando, durante o seu discurso, os problemas encontrados após uma visita ao local: “Eu quero trazer à memória dessa casa hoje aquilo que há um ano atrás nós trouxemos como uma temática para essa casa…Hoje eu fui ao aterro sanitário de novo. Eu fiquei assustado com o que eu vi….É uma piscina ao ar livre de lixo…O lugar daquele secretário, do secretário Harnoldo, deveria ser em qualquer outro lugar, menos naquela secretaria…”

Complementando ainda: “Não é apenas um crime ambiental, o lençol freático, o bem mais precioso que nós temos nessa terra que é a água… Meu Deus! Eu estou pedindo aqui de público a exoneração desse secretário pela incompetência, pela incompetência. É o mínimo que o Prefeito poderia fazer, exonerar esse rapaz. Exonerar. Porque é crime! É crime! O que deixa-nos envergonhado e triste é porque nós não temos uma justiça capaz de tomar uma providência nessa cidade…Fica aqui o meu protesto porque essa foi uma bandeira que eu encabecei e vou continuar encabeçando, vou continuar falando até alguma coisa acontecer, porque não é possível, ninguém faz nada…!”

A próxima sessão será realizada no dia 22 de fevereiro, no horário regimental, às 15h.

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Foto – Kekeu Barreto

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =

Ouvidoria

Horários de funcionamento.
Segunda à quinta-feira: 08h às 13h, 14h às 17h. Sexta: 8h às 13h
perm_phone_msg (75) 3318-3319

Onde Estamos?