ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E AGRICULTURA FAMILIAR SÃO TEMAS DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

Fruto do requerimento nº 037/19, aconteceu no dia 15 de outubro na Câmara Municipal de Alagoinhas, uma Audiência Pública de autoria do vereador Thor de Ninha que tratou do tema: Alimentação escolar com produtos adquiridos da agricultura familiar. Agricultores, produtores, representações de conselhos, sindicatos, associações rurais, do legislativo estadual, federal, do executivo, e de universidades lotaram o plenário da Casa Legislativa.

Ao iniciar, o vereador autor pontuou: “Sabemos de todos os problemas que a agricultura familiar passa, todas as suas potencialidades”. Entre os principais pontos propostos para discussão em relação a alimentação escolar foram levantados: Qual a produção que temos hoje? O que produzimos? O que poderíamos produzir? O que está na merenda escolar que ainda não conseguimos produzir e o que falta para isso?

Compuseram a mesa: Thor de Ninha; vereador, Adelson Filho; coordenador técnico do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (SINTRAF), Elson Nascimento; representante da Coopama, José Linaldo (Zeca); presidente da UARA, Kamila Chagas; representante do Deputado Federal Joseildo Ramos, Romildo Souza; representante do NTE 18, Jean Afonso; SEDUC, Edésio Cardoso; SEDEA, Jean Ferraz; SEMAG, Yulo Oiticica; Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (SUTRAG) e Jacó; Deputado Estadual.

Sobre o encontro, o vereador Thor de Ninha ressaltou: “Foi uma proposta que se iniciou com a alimentação escolar e agricultura familiar, mas que se estendeu com um debate muito intenso acerca do desenvolvimento da nossa querida zona rural.”

Entre os encaminhamentos e principais objetivos elencados para serem atingidos nos próximos dias destacaram-se:

– Realização de um encontro de formação para as organizações da agricultura familiar
– Acompanhamento sistemático do programa nacional da alimentação escolar
– Viabilização de recursos para o fortalecimento da agricultura familiar
– Ampliação do número de produtores que fornecem alimentação escolar para o município
– Formação de uma comissão pluripartidária para discutir questões acerca do fornecimento de alimentação escolar pelas cooperativas e sua ampliação
– Criação do Plano Municipal da Agricultura Familiar

Foto – Kekeu Barreto