Atletismo para todos é tema de Audiência Pública realizada na Câmara de Alagoinhas

Foi realizada no dia 25 de abril, na Câmara Municipal de Alagoinhas, a Audiência Pública com o tema: Atletismo para Todos, fruto do requerimento nº 025/2024, de autoria do vereador Francisco Thor de Ninha.

Ao abrir a audiência o presidente da Casa Legislativa fez sua audiodescrição e ressaltou: “O parlamento, espaço apropriado para o debate, está atento às questões que dizem respeito aos praticantes do atletismo e esta audiência pública demonstra que o diálogo é o caminho mais adequado para que as melhores alternativas que atendam às suas demandas sejam encontradas. ”

Compuseram a mesa, além do vereador autor: Antônio Paranhos – presidente da Federação Baiana de Atletismo, Valmir Santos – presidente da Associação de Atletismo de Alagoinhas, Luciano Sérgio – ex-vereador, Daniel Ferreira dos Santos – atleta, Fagner Santos – atleta, José Raimundo – Equipe Movimento Alagoinhas, Fabricio Lima – Equipe Corredores de Rua de Alagoinhas, Jânio Santana – Equipe Trilha, Eliana Bispo – Equipe Projeto Alvo e Murilo Oliveira – Equipe Hora 1.

O vereador Thor de Ninha pontuou: “Gostaria de dizer que a presença de todos, das associações que estão aqui e da federação baiana é importante para que a gente possa tirar todas as nossas dúvidas, obter informações e garantir que a nossa união, a nossa unidade possa trazer mais benefícios para o nosso município, no atletismo e em todas as modalidades”.

Antônio Paranhos falou de desafios para o atletismo e políticas públicas: “Sobre as políticas públicas: é uma coisa que infelizmente na nossa Bahia falta, muito, muito mesmo. Não é somente aqui que nós estamos reivindicando isso não. Na Bahia inteira vamos ver isso, principalmente pelo atletismo que é um esporte onde você consegue trabalhar muito mais pessoas e de todas as idades, do mesmo local”, complementando: “A Bahia é um estado muito carente com relação ao atletismo olímpico, de pista e campo. Por incrível que pareça nosso estado é grande, e digo que nosso estado é rico, mas o único estado do Brasil que não possui uma pista sintética é a Bahia. É uma vergonha! ”.

O ex-vereador Luciano Sérgio ressaltou: “O estado precisa compreender que é muito melhor investir no esporte e nas práticas esportivas do que não somente no tratamento curativo. Então acho que o desafio principal dessa audiência é a gente tentar construir políticas capazes de chamar a atenção e buscar parcerias com o poder público e com a iniciativa privada pois cada tênis, cada camisa, cada medalha é fruto de um investimento, então a iniciativa privada também tem essa responsabilidade”.

A vereadora Jaldice Nunes destacou: “Desejo que essa audiência, que é uma ferramenta de escuta, que daqui saiam propostas concretas e não fique somente nessa ideia de ouvir e fala, mas que saia daqui uma comissão para apresentar à secretária de cultura e secretária de finanças, da fazenda, a fim de falar sobre o orçamento e que de fato tenham mudanças significativas para o atletismo da nossa cidade”.

A vereadora Luma Menezes salientou: “Gostaria de parabenizar o vereador Thor pela temática, pois eu acredito que esse é o papel fundamental de um poder. Pensar numa perspectiva de poder público que é de fato garantir que as temáticas sejam cada vez mais inclusivas então ter várias representatividades, pessoas de diversas origens, de diversas áreas de atuação, pessoas que foram premiadas. Isso é muito importante porque precisamos reconhecer a ocupação de cada pessoa que está aqui presente”.

O público presente no plenário participou ativamente da discussão do tema, todas as falas podem ser conferidas por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=LNYxnrCBwkE&t=9278s

Fotos – Jhô Paz