Ato solene em homenagem à regulamentação dos 60 anos da psicologia no Brasil é realizado na Câmara de Alagoinhas

No dia 01 de setembro aconteceu na Casa Legislativa um evento que reuniu psicólogas e psicólogos de Alagoinhas e região, além de representações da sociedade civil. A proposta da solenidade, de iniciativa do vereador Cleto da Banana, teve como objetivo marcar as contribuições da Psicologia enquanto ciência e profissão na região.

Realizado pela Câmara Municipal de Alagoinhas em parceria com o CRP-03, por meio da conselheira presidenta Iara Maria Alves (que conduziu o evento), o ato solene contou com a participação das vereadoras e vereadores que fizeram questão de celebrar junto aos profissionais da área este momento singular para a psicologia.

Ao abrir a sessão, o presidente Cleto da Banana falou da honra de fazer parte de um momento tão especial: “Um momento que reúne profissionais que têm ganhado cada vez mais destaque na nossa sociedade. Percebemos isso principalmente na pandemia, quando tantas pessoas foram acometidas por problemas psicológicos em função das circunstâncias a que fomos submetidos. Eu quero dar os parabéns a todos vocês pela nobre função que desempenham com maestria, zelo, estudo e dedicação. Não deve ser tarefa fácil buscar compreender a mente humana diante de pessoas tão subjetivas e diversas”.

Fizeram parte da composição da mesa, além do presidente: Juci Cardoso (vereadora), Dr. Moacir Lira, Ângela Maria (coordenadora do GTI de Alagoinhas), Emanuele Lopes (psicóloga) e Itamar Carneiro (psicólogo).

Na ocasião, foi apresentado um vídeo produzido pelo Conselho Federal de Psicologia sobre a história, a importância da psicologia e os desafios enfrentados. Foi lembrado pelo presidente da lei complementar nº 119/2017, aprovada na Câmara, referente à redução da carga horária dos psicólogos para 30h semanais, e ainda da proposta de Título de Cidadã Alagoinhense de autoria do vereador Francisco Thor de Ninha, em reconhecimento à psicóloga Steleyjanes Galdino, que tem desenvolvido um grande trabalho à frente da área na cidade.

Emanuele Lopes, psicóloga e filha de agricultor, fez uma analogia entre a profissão de psicóloga e o trabalho de um agricultor: “Somos nós que acreditamos que mesmo em terrenos, em solos, em desertos, acreditamos que é possível semear. Acreditamos que é possível não apenas semear, mas que essa semente ela vai ser cuidada, regada e ela vai crescer e florescer”.

Itamar Carneiro falou da sua história, agradeceu à Casa Legislativa e complementou: “Muitas conquistas foram logradas e a psicologia chegou a lugares inimagináveis, impensáveis e por muitas vezes inacessíveis”.

João Lopes, psicólogo, recitou poesias de sua autoria e ressaltou: “Nós precisamos construir espaços onde a gente possa se fortalecer politicamente.”

Moacir Lira lembrou do seu retorno à Alagoinhas: “Há 22 anos cabia nos dedos das mãos o número de psicólogos na cidade e hoje a gente poder perceber essa amplitude, essa possibilidade de ações, da psicologia na ação social, na saúde, na educação nas diversas áreas realmente é de uma alegria, de uma emoção muito grande”.

Na oportunidade, vários profissionais foram homenageados, com certificação entregue pelas vereadoras e vereadores da Casa. Para conferir os homenageados e a sessão na íntegra é só clicar no link: https://www.youtube.com/watch?v=3Zg2ajNjWCg

Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação – Ascom