AUDIÊNCIA PÚBLICA COMEMORA O DIA MUNICIPAL DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA

No último dia 02 (segunda-feira), foi realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Alagoinhas em comemoração ao Dia Municipal das Religiões de Matriz Africana (projeto de lei apresentado pelo ex-vereador José Edésio, atual secretário do governo) em atendimento ao requerimento nº 67/17, de autoria do vereador Luciano Almeida. O evento teve como objetivo debater e fortalecer as religiões de matriz africana.

A mesa foi composta, além do vereador autor Luciano Almeida, por: José Edésio, secretário de governo, Alfredo Menezes, secretário de assistência social do município de Alagoinhas, Professor Whashigton Santos, representando o secretário de educação Fabricio Faro, Uiara Lopes, representante da Secretaria de Promoção das Mulheres do Estado, e as representações de alguns terreiros de Alagoinhas: Mãe Ladia e Mãe Dilza, além de Luiz César, Presidente da Associação da União de Terreiros Religiosos de Matriz Africana de Alagoinhas – Autrmaa.

Ao início da fala, após desejar boas vindas a todos, o vereador Luciano Almeida destacou: “O Dia Municipal das Religiões de Matriz Africana foi instituído pela Lei nº. 2.254/2014 e é uma data histórica para os Povos e Comunidades de Terreiro do Município de Alagoinhas. Deixamos aqui um breve relato sobre Lúcio Lopes ou Lembanssu que é o homenageado na data de hoje 02 de outubro de 2017”.

Ao final do relato, o vereador concluiu: “E hoje homenageamos Lúcio por toda sua luta e dedicação ao longo dos anos aos orixás, e pela colaboração e fortalecimento da cultura candomblecista em Alagoinhas.”

Sobre o tema da audiência, José Edésio pontuou: “Somos todos nós, povo brasileiro, afrodescendentes, entendendo de que por sermos todos independente de cor, raça ou religião, filho de um único Deus aqui representado na terra de várias formas. Qualquer que seja a sua religião ela deve ser respeitada, independente de cor ou de raça.”

O Presidente da Autrmaa lembrou a todos: “Essa é a segunda sessão especial que nós estamos realizando em homenagem ao Dia municipal das religiões de Matriz Africana. Em 2014 foi instituída a lei e em 2015 foi que nós tivemos a oportunidade de aplicar a lei no município”.

Após a fala dos integrantes da mesa, Luiz César convidou alguns presentes para uma apresentação cultural.

Ao final da audiência, o vereador Luciano Almeida agradeceu a presença de todos e encerrou o encontro.

Foto – Alex Cruz