Audiência Pública de prestação de contas acontece na Câmara de Alagoinhas

Foi realizada na Câmara Municipal de Alagoinhas na tarde de ontem (29), em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, Audiência Pública para apresentação, pela gestão municipal, do Relatório de gestão fiscal do 3º quadrimestre do ano de 2023.

Compareceram, representando o Poder Executivo, para prestação de contas: Laína Passos, secretária de Saúde, Roseane Conceição, secretária da Fazenda e Leila Carla, Controladora do município.

Entre os questionamentos feitos pelos parlamentares após as apresentações das secretárias destacaram-se:

Juci Cardoso, direcionando a palavra à controladora, questionou: “Das coisas que a gente não entende. Como é que a geladeira da unidade de saúde da Rua do Catu está quebrada sem previsão de conserto impedindo vacinação de crianças e demais, da população, e nós estamos gastando o que estamos gastando com outros contratos a exemplo de gastar 3 milhões de reais só com locação de veículos e combustível”.

O vereador Thor de Ninha pontuou: “Eu queria só fazer aqui um apelo. Eu recebi uma denúncia de que os planos de saúde estão restringindo o atendimento de pessoas que tem transtorno do espectro autista. Quando eles descobrem que no plano de saúde aquela criança, aquele adolescente tem o transtorno do espectro autista, eles começam a reduzir o nível de atendimento e por fim acabam cancelando o plano. Claro que não está na nossa alçada, mas nós podemos também contatar com aqueles que podem tomar as decisões e a gente evitar que fatos como esse aconteçam”.

Em relação ao REFIS e ao pagamento do IPTU, o vereador Luciano Almeida indagou a secretária da fazenda: “Em outras sessões, em outros anos anteriores eu sempre questionei o pagamento do IPTU no final de ano. Alagoinhas ia na contramão de todas as outras cidades. Final de ano as pessoas querem pintar, recebe o décimo. Querem pintar sua casa, guardar um dinheiro para viajar, pra pagar o IPVA do carro, comprar material escolar e embola. Eu acho que ainda não teve muito mais êxito ainda na arrecadação do IPTU com o REFIS e dos outros tributos porque ficou embolado no final do ano com o IPTU e foi pouco divulgado”.

A audiência pode ser conferida na íntegra através do youtube no canal TV CÂMARA ALAGOINHAS.

Fotos – Jhô Paz