Audiência Pública discute assistência a pacientes oncológicos de Alagoinhas

Foi realizada quarta-feira (11), na Câmara Municipal de Alagoinhas, a Audiência Pública Outubro Rosa, uma atividade de autoria do vereador Cleto da Banana, em parceria com a Associação de Oncologia Nova Vida e a Procuradoria Especial da Mulher.

A audiência teve como objetivo promover uma discussão acerca dos desafios enfrentados pelos pacientes oncológicos para o fortalecimento de políticas locais, ampliando consequentemente a assistência a este segmento.

Na abertura da audiência, o presidente Cleto da Banana ressaltou: “O Instituto Nacional do Câncer (INCA) informa em sua página na internet que no triênio 2023/2025 serão confirmados no Brasil, a cada ano, mais de 700 mil casos de cânceres de 21 tipos.
Por trás dos números estão as pessoas diagnosticadas com câncer, suas famílias, sonhos, uma longa trajetória em busca de superar a doença e o desejo que retornar à vida laboral e à convivência social com a saúde plenamente recuperada.”

A mesa foi formada, além do presidente, por Ana Lopes, presidente da Associação de Oncologia Nova Vida, Iara Medeiros, subsecretária de saúde, Luma Menezes, procuradora e vereadora, Ana Kátia, do Centro Estadual de Oncologia (CICAN), Guaciara Ramos, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, e Anderson Carlos, coordenador do projeto Ato de Amor.

A vereadora Luma Menezes destacou: “Que a partir da qualidade desse debate a gente possa de fato garantir a sensibilização em torno daquilo que a gente tem buscado quando nós ocupamos espaços públicos, que a política pública seja de fato efetivada na ponta, para a população.”

Na ocasião, aconteceu a apresentação de dança intitulada Suave como Borboleta, interpretada por Adeildes Carvalho e a apresentação de coreografia do projeto infantojuvenil Filhos da Promessa. O cerimonial foi conduzido por Cristiane Mel.

A presidente Ana Lopes apresentou na sua fala o tema: História e a importância da Associação de Oncologia Nova Vida para os pacientes de Alagoinhas e região, convidando integrantes da Associação para darem depoimentos sobre o que representa a instituição nas suas vidas.

Rita Baião, assistente social do CICAN e da Secretaria de saúde de São Francisco do Conde, apresentou o tema: Fatores Sociais e contexto familiar da/o paciente com câncer.

A psicóloga Steleyjanes Galdino falou sobre os aspectos psicossociais e a importância da saúde mental dos pacientes oncológicos.

Dra Sandra Jaqueira, médica endocrinologista, discorreu sobre os aspectos que envolvem o tema: Câncer de tireoide no Brasil.

Entre as sugestões apresentadas no encontro destacaram-se: criação de centros regionais de atendimento, elaboração de um documento com as instituições participantes da audiência com a secretária de saúde do estado, Roberta Santana, para a realização de uma audiência a fim de discutir questões acerca da aceitação do cartão nacional de saúde. Nilton Rodrigues, presente no plenário, questionou: “Por que o cartão não é válido em Salvador em alguns hospitais?”.

A audiência pode ser conferida na íntegra pelo canal do Youtube: TV Câmara Alagoinhas.

Fotos- Jhô Paz