AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE COMBATE, PREVENÇÃO E O ENFRENTAMENTO DAS DROGAS NO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS

Fruto do requerimento nº 22/17, de autoria do vereador Pastor Lins, foi realizada no dia 24 de novembro na Câmara Municipal de Alagoinhas uma Audiência para tratar de políticas públicas para o enfrentamento das drogas no município de Alagoinhas.

Foram convidados para compor a mesa: Pastor Israel Alves Ferreira, presidente da Assembleia de Deus (Bahia), Vanderson Schramm, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), Renato Lima, assistente social do Instituto Manassés e a Delegada Fernanda Gabriela, representante da Polícia Civil.

O vereador Pastor Lins saudou a mesa e ressaltou: “Nós estamos nessa tarde diante de um tema altamente complexo e entendemos que apenas uma audiência não seria suficiente para tentarmos encontrar caminhos que pudessem trazer uma perspectiva nova dentro dessa problemática que tem afligido tantos lares, tantas famílias, não só no Brasil como um todo, mas principalmente aqui na nossa cidade”.

E complementou: “Nós precisamos nos organizar como sociedade ou estarmos como sociedade organizada sempre promovendo debates como esses para que possamos prevenir para que o amanhã a gente não precise de Centro de recuperação, a gente não precise de outras instituições que prestam relevantes serviços no sentido de tentar fazer alguma coisa para recuperar os seus jovens”.

No plenário marcaram presença, entre outros, os alunos da Escola Estadual Oscar Cordeiro e alguns internos da Associação Acampamento de Libertação Pedras Vivas.

O vereador autor falou da sua experiência à frente da Associação Acampamento de Libertação Pedras Vivas, comunidade terapêutica fundada no ano de 1985, apresentando imagens da infraestrutura da entidade através de slides: “Essa instituição ela visa também não só ressocializar o elemento tirando ele das drogas, ela procura capacitar esse elemento exatamente para ele enxergar a vida por um outro prisma.”

O Pastor Israel Alves, durante a sua palestra, falou do crescimento do uso, abuso e a dependência das drogas e suas consequências: “As vítimas são o próprio usuário (dependente), a segunda vítima é a sua própria família, e a terceira vítima a sociedade. De uma forma terrível os jovens (hoje no mundo tem 350 milhões de dependentes), 5% da população mundial é dependente de drogas”. “Não existe problema sem solução, existe é falta de apoio, falta de apoio governamental nesse trabalho de recuperação, falta de apoio da sociedade…”.

O vereador Thor de Ninha parabenizou o colega pela iniciativa, saudando a todos e proferindo durante o seu pronunciamento: “A droga ela traz uma lucratividade muito grande, principalmente nos países capitalistas onde o capital é que impera. Então, onde o capitalismo impera as pessoas pouco importam, o que importa é o lucro. Não importa o que aconteça com as pessoas…Nós que temos a responsabilidade e o compromisso com as pessoas temos que elaborar leis e discussões como essa e garantir que a imprensa possa trazer o tempo inteiro valores éticos e morais e não a barbaridade que eles trazem…”

O vereador Pastor Lins fez as considerações finais, agradecendo a presença de todos e concluiu: “Nós vamos nos organizar porque nós vamos invadir os colégios dessa cidade levando esperança e prevenção aos jovens para que mais tarde não venham a se tornar uma vítima.”

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 7 =

Ouvidoria

perm_phone_msg (75) 3318-3319
Horários de funcionamento. Segunda à quinta-feira: 08h às 13h, 14h às 17h. Sexta: 8h às 13h