Audiência Pública discute defesa dos direitos da pessoa idosa

Fruto do requerimento nº 62/17, de autoria do vereador Luciano Sérgio, foi realizada na última quarta-feira (27) na Câmara Municipal de Alagoinhas uma audiência pública em comemoração ao Dia Nacional do Idoso e em defesa dos seus direitos.

Ao iniciar o encontro, o Presidente Roberto Torres falou do aumento contínuo da expectativa de vida dos brasileiros devido a diferentes fatores, da importância da atuação da terceira idade nesse contexto e do prazer em recebê-los na Casa Legislativa.

O vereador autor fez menção à nova legislação de autoria do colega Thor de Ninha, que segundo Luciano é essencial para o atendimento prioritário do idoso na saúde, falou da importância da materialização (efetivação) das leis e da garantia dos direitos desse público. “Nós não estamos aqui só para comemorar, mas para debater, discutir e encontrar caminhos para alcançar os direitos dos idosos. E não dá pra fazer isso se não for com a presença, o protagonismo do idoso.” Registrou a presença do seu pai, o Sr. Júlio Bispo dos Santos, ferroviário de 85 anos, presente no plenário.

Na composição da mesa, estiveram presentes: Maria Regina Silva, Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Rodrigo Matos, Secretário de Saúde, Alfredo Menezes, Secretário de Assistência Social, Ieda Fátima, Vice Presidente do Conselho Municipal do Idoso e Coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), Ednajara Lima, Coordenadora do Centro Social Urbano e do Coletivo de Mulheres do Partido dos Trabalhadores, Neilma Arruda, Assistente Social, Conselheira do Conselho Municipal do Idoso e Coordenadora do Lar Nova Esperança.

A Coordenadora da UATI e professora Ieda Fátima, ao falar dos termos usualmente utilizados, idoso e velho, ressaltou: “Velhice é esse estágio natural e biológico que o ser humano passa e que a gente não tem que se envergonhar. Temos que encarar isso, e encarar da melhor forma: Com protagonismo!”, fazendo uma saudação especial a UATI que acabou de completar oito anos de atuação do município de Alagoinhas no último dia 01 de setembro. Esclareceu também que a UATI é o maior Programa com Idosos de Universidade Aberta da América Latina.

Em dado momento da audiência, o vereador Luciano Sérgio destacou: “É importante que o idoso se apodere dessa ideia da produtividade, da diversão, do lazer, de uma série de coisas que ele pode fazer e ele precisa acreditar nisso. Aquela ideia do idoso só fazendo tricô e muitas vezes escondido dentro de casa precisa o tempo todo ser quebrada: É por isso que existe a UATI, é por isso que existe o Conselho e é por isso que existe essa audiência!”.

Neilma Arruda, ao ministrar a sua palestra trouxe uma frase de Cora Coralina, falou do estatuto do Idoso, da Constituição Federal de 1988, do direito a liberdade, ao respeito, à saúde, à habitação, da garantia de prioridades, entre outros, e convidou a todos para a Caminhada para o Envelhecimento Saudável, promovida pelo Lions Clube, que faz parte das comemorações do Semana do Idoso e vai acontecer no dia 04 de outubro (quarta-feira), às 8h na sede do Lions.

Além do vereador autor e do Presidente Roberto Torres, estiveram presentes os vereadores: Luciano Almeida, Thor de Ninha, Pastor Lins, José Cleto e Caio Ramos. Em relação à ausência de alguns colegas, o vereador Luciano Sérgio esclareceu: “Às vezes a gente vem nas audiências e pensa que deveria estar os 17 vereadores. Na realidade, temos várias audiências públicas que geralmente é dividida pelo tema e o assunto da atuação de cada vereador que é diverso. Se a gente tivesse aqui em cada audiência 17 vereadores, teríamos pouco tempo para aprofundar as discussões”.

Vale salientar que o público presente no plenário participou ativamente da audiência, fazendo perguntas e questionamentos aos integrantes da mesa.

Ao falar sobre os encaminhamentos, o vereador Luciano Sérgio pontuou: “Com relação a uma agenda que nós temos com o conselho de ir para o governo do estado porque há alternativas, faremos isso em conjunto com Thor…temos uma agenda para ir também nos órgãos do estado para discutir Centros de Convivência, Delegacia e alternativas para melhorar, instrumentalizar a luta em defesa do idoso no âmbito do município e região.”

Após agradecer a presença de todos os participantes do encontro, o vereador passou a palavra para que a Presidente do Conselho fizesse algumas citações, a qual proferiu: “Não sei exatamente qual é a minha idade, muda de minuto em minuto” e “Perguntaram-me: que andas fazendo? Estou brincando de envelhecer. Respondi. É uma ocupação constante”. Em seguida, finalizou o encontro com a seguinte frase: Vamos brincar de envelhecer que a gente envelhece muito mais saudável!

Foto – Ramon Carvalho